sexta-feira, 22 de junho de 2018

Convênio entre DAER e Município para conserto da Avenida Lima e Silva é assinado


Em fevereiro deste ano, o então Secretário dos Transportes do Estado, Pedro Westphalen (PP), esteve em Caçapava do Sul, onde participou de uma reunião com os vereadores das Bancadas do PP e PMDB na Câmara e o Ex-Prefeito Otomar Vivian, para fazer uma articulação conjunta entre os dois partidos e celebrar um convênio com do DAER com a Prefeitura para o asfaltamento da Avenida Lima e Silva. O fato era de última hora, porque no final de março o Secretário estava deixando a pasta para voltar a Assembleia.
Segundo os vereadores, no início do ano, o Governo do Estado disponibilizou para Secretaria dos Transportes um valor significativo para ser utilizado em parceria com os municípios na restauração dos acessos as cidades. Com isso, em março antes de sair da Secretaria, Westphalen deixou o processo encaminhado e tramitando dentro do DAER.
De acordo com o Secretário na época, o programa do governo possibilita a realização de um convênio com as Prefeituras para auxiliar em até 80% do valor total da obra que será realizada no acesso a cidade. Os outros 20% são pagos pelo município, que também licita a obra.
Na época, após a inclusão do projeto de Caçapava no plano de ação da Secretaria de Estado, Westphalen entrou em contato com o Ex-Prefeito Otomar que comunicou as duas bancadas. Na sequencia, os vereadores conversaram com o Prefeito em exercício na época, Luiz Carlos Guglielmin e deram início ao processo dentro do DAER.
Após todo o tramite encaminhado, o Prefeito Giovani Amestoy e os vereadores acompanharam este processo e fazendo muita pressão política pela assinatura do convênio e empenho da obra antes do dia 07 de julho, que é três meses antes das eleições.
Na quinta-feira, dia 21, no final da tarde, o agora Deputado Estadual Pedro Westphalen entrou em contato com os vereadores e o Prefeito para comunicar que estava marcada para esta sexta-feira, dia 22 de junho, a assinatura do convênio entre DAER e Prefeitura. No mesmo dia, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens também ligou para o Prefeito para comunicar da assinatura do convênio.
Uma comitiva de Caçapava foi a Porto Alegre na sexta-feira, (22), para participar da cerimônia de assinatura do convênio. A comitiva estava formada pelos vereadores Silvio Tondo e Ricardo Rosso, representando a bancada do PP e Alex Vargas representando a bancada do PMDB, além do Prefeito Giovani Amestoy e do Vice Luiz Carlos Guglielmin. Já o Presidente Municipal do PP, Ilson Tondo também esteve no ato representando o Ex-Prefeito Otomar Vivian.  
Com o convênio assinado e o recurso de R$ 700 mil empenhado, o Município deve licitar a obra para liberação do recurso.
Nesses três meses, entre o cadastro do projeto e a assinatura do convênio, as autoridades de Caçapava fizeram várias reuniões em Porto Alegre, com o apoio de Deputados Estaduais, como Juvir Costela (PMDB), Vilmar Zanchin (PMDB), Marlon Santos (PDT), Ernani Polo (PP), Sergio Turra e o Deputado Pedro Westphalen (PP), autor da iniciativa do recurso.
“O Secretário Pedro esteve em Caçapava em fevereiro e como é do nosso partido, pedimos para ele que antes que saísse da pasta para voltar a Assembleia conseguisse recursos para o conserto da Lima e Silva, já que no nosso Governo fez a entrada da cidade e um pedaço da Lima e Silva e não deu tempo nem dinheiro para fazer o restante. O Secretário no mesmo momento ligou para a sua assessoria e pediu para reservar um valor para Caçapava, no projeto do Governo de acesso aos municípios. Após fizemos várias reuniões para liberar o convênio, com o apoio de muitos Deputados, com o objetivo de dar sequencia ao projeto que iniciou no Governo Passado e que deve ser concluído na atual gestão. Isso mostra a força das duas bancadas e comprovando mais uma vez que os vereadores ajudam muito o município e essa decisão de hoje é uma prova”, disse o Vereador Silvio Tondo.
A assinatura do convênio foi com o Diretor Geral do DAER, Rogério Uberti, onde a assessora do Deputado Pedro, Joana Hartmann. Durante a reunião, o Diretor informou que o convênio será publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, dia 25, onde no mesmo dia Uberti dará detalhes sobre a execução da obra.
Já em Caçapava do Sul, o Presidente da Câmara, Marquinhos Vivian, o Vereador Mariano Teixeira, Zilmar Araújo e Jussarete Vargas, não puderam ir a Porto Alegre mas comemoraram o convênio, porque também participaram da solicitação ao Secretário em Fevereiro. “Fizemos a nossa parte em prol do município, onde uma ação conjunta do PP e PMDB, que faziam parte do Governo do Estado no início do ano foi fundamental para este convênio e mostrando que os vereadores estão cumprindo o seu papel. Quero também parabenizar o Governo Sartori por disponibilizar este projeto aos municípios, realizando neste primeiro semestre mais de 70 convênios com as Prefeituras para o acesso as cidades”, disse o Presidente Marquinhos Vivian.
“Finalmente vamos encerrar este ciclo das duas entradas, iniciado em 2016 e terminado na atual gestão, onde a nossa bancada teve papel central para liberação do recurso, com o apoio dos vereadores do PMDB e o município que fez o projeto e cumpriu os prazos legais. Para o nosso grupo político atual é mais uma vitória”, disse o Líder da Bancada do PP na Câmara, Ricardo Rosso.
“Na época que foi disponibilizado e garantido a inclusão de Caçapava neste projeto do Estado nós tínhamos um representante da cidade no Governo do Estado, que era o Presidente do IPE, Otomar Vivian, que tem uma grande relação política com Pedro Westphalen. Temos que valorizar os nossos conterrâneos que estão sempre lutando por nossa cidade”, disse Alex Vargas.
"Desde janeiro, quando anunciamos que faríamos com recursos próprios a Lima e Silva, não medimos esforços para recuperar aquela importante via, que atende mais de 5 mil moradores da região Sul e também da acesso a Lavras. Após anúncio das bancadas do PP e PMDB de que havia a sinalização de recurso para a Obra, estive em Porto Alegre diversas vezes, uma com a comitiva de vereadores da Câmara, a quem agradeço o esforço, com o Governador Sartori e agradeço principalmente o empenho do diretor de relações institucionais do Daer, Cristiano Lima, que me recebeu mais de 5 vezes para falar do projeto, e ao chefe da Casa Civil, Mosselin, com quem estive mais de uma vez para solicitar apoio e aos Deputados que lutaram conosco para liberar o projeto. A população agradece que esta obra, há décadas sonhada, será executada”, disse o Prefeito



Nenhum comentário:

Postar um comentário