quinta-feira, 21 de junho de 2018

Vereadores pedem ajuda ao MP para dar andamento ao acordo das cirurgias de traumatologia

No primeiro semestre deste ano, os vereadores Mariano Teixeira e Marquinhos Vivian, organizaram cinco reuniões, entre pacientes que aguardam por cirurgias de traumatologia de alta complexidade, Secretaria de Saúde e Ministério Público, com o objetivo de diminuir a fila de espera do SUS, fazendo um mutirão pelo consórcio Intermunicipal de Saúde.
Segundo os vereadores, todas as tratativas até o mês passado foram com o ex-secretário Juarez Teixeira, no qual ficou acertado que o município faria 8 cirurgias pelo Consórcio, ou seja, pagas pela Prefeitura, através de um mutirão com orçamentos distintos  de Hospitais da região e de Caçapava do Sul. Atualmente são 25 pessoas na fila de espera e o SUS está chamando em média de dois pacientes por ano, dependendo da demanda da região destinada pela Coordenadoria de Saúde.
Com isso, após a quinta reunião, foi batido o martelo entre a Câmara, a Secretaria de Saúde e o MP, que os oito primeiros pacientes fariam avaliação para fazer a cirurgias pelo Consórcio e que o Município passaria os valores individuais para a Câmara. Com isso, segundo os vereadores, a Comissão de Saúde não recebeu mais informações sobre este caso e nem os orçamentos que tinha ficado acertado com o ex-secretário, o Legislativo enviou um ofício nesta quinta-feira, dia 21, pedindo ajuda ao MP sobre o caso.
“Tudo que foi tratado com o secretário Juarez não está tendo andamento e nem os prazos de retorno, por tanto, encaminhei um documento ao Promotor Diogo Taborda, solicitando a sua intervenção para que o tratado seja cumprido e os oito pacientes realizem a cirurgia. Toda essa força tarefa foi realizada porque o Legislativo através de emenda colocou recursos no orçamento do município para esta finalidade e como não estamos tendo mais a continuidade das reuniões solicitamos ajuda do MP para cumprir o combinado”, disse o Presidente.
“Fizemos uma força tarefa junto com a saúde e o MP para tentar resolver este problema, onde existem pessoas há mais de 2 anos esperando a cirurgia, acertamos com o secretário Juarez, mas infelizmente ele acabou saindo do Governo e o assunto não teve continuidade”, disse Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário