Dia 24 de agosto começam os Festejos Farroupilhas em Caçapava do Sul. Nesta data, os cavalarianos de Candiota vêm a Caçapava para fazer uma homenagem a 2ª Capital Farroupilha.
“Haverá uma cavalgada deste grupo pela cidade, visitarão pontos de importância histórica e hastearão a bandeira em frente do Centro de Cultura, às 15h”, disse o Secretário de Cultura e Turismo, João Timótheo.
A programação segue no dia 31 de agosto com a escolha do Peonado e Prendado 2019, que será realizada no Sindicato dos Servidores Públicos.
A Chama Crioula chega na 2ª Capital Farroupilha no dia 8 de setembro, com o Grupo de Cavalgada Portal do Pampa. O Grupo irá buscar a Chama nos campos do Seival, em Candiota, a partir de 1º de setembro.
De acordo com a Prefeitura, a exemplo do que ocorreu no Carnaval, a Secultur optou pela terceirização da Semana Farroupilha: “Tivemos uma ótima experiência na terceirização do Carnaval, com redução de custos e ampliação da festa. Queremos o mesmo para a Semana Farroupilha, pois neste ano, reduziremos já de mais de R$ 26 mil para R$ 17 mil”, frisou Timótheo.
Festejos Farroupilhas no Estado
O início dos Festejos Farroupilhas no Estado ocorreu na sexta-feira, 17, em Tenente Portela. Foi acendida a centelha da Chama Crioula e conduzida pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV) da praça central da cidade até o parque Águas de Moconá. Desde sábado a distribuição da Centelha Crioula, vem ocorrendo graças aos cavaleiros representantes de todas as regiões tradicionalistas. Mais de 300 municípios devem receber a Chama Crioula, dentre eles, Caçapava do Sul.
Neste ano, o folclorista Paixão Cortês, que fez a primeira cavalgada com a centelha, em 1947, no Parque Farroupilha, e que faleceu no ano passado, será o homenageado nos Festejos Farroupilhas. Em Porto Alegre, já começou a montagem do Acampamento Farroupilha, que espera reunir 350 entidades tradicionalistas no parque Maurício Sirotsky Sobrinho entre os dias 7 e 22 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário