quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Festejos Farroupilhas começam dia 24 de agosto em Caçapava do Sul

Dia 24 de agosto começam os Festejos Farroupilhas em Caçapava do Sul. Nesta data, os cavalarianos de Candiota vêm a Caçapava para fazer uma homenagem a 2ª Capital Farroupilha. 

“Haverá uma cavalgada deste grupo pela cidade, visitarão pontos de importância histórica e hastearão a bandeira em frente do Centro de Cultura, às 15h”, disse o Secretário de Cultura e Turismo, João Timótheo.

A programação segue no dia 31 de agosto com a escolha do Peonado e Prendado 2019, que será realizada no Sindicato dos Servidores Públicos.

A Chama Crioula chega na 2ª Capital Farroupilha no dia 8 de setembro, com o Grupo de Cavalgada Portal do Pampa. O Grupo irá buscar a Chama nos campos do Seival, em Candiota, a partir de 1º de setembro.

De acordo com a Prefeitura, a exemplo do que ocorreu no Carnaval, a Secultur optou pela terceirização da Semana Farroupilha: “Tivemos uma ótima experiência na terceirização do Carnaval, com redução de custos e ampliação da festa. Queremos o mesmo para a Semana Farroupilha, pois neste ano, reduziremos já de mais de R$ 26 mil para R$ 17 mil”, frisou Timótheo.


Festejos Farroupilhas no Estado

O início dos Festejos Farroupilhas no Estado ocorreu na sexta-feira, 17, em Tenente Portela. Foi acendida a centelha da Chama Crioula e conduzida pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV) da praça central da cidade até o parque Águas de Moconá. Desde sábado a distribuição da Centelha Crioula, vem ocorrendo graças aos cavaleiros representantes de todas as regiões tradicionalistas. Mais de 300 municípios devem receber a Chama Crioula, dentre eles, Caçapava do Sul.

Neste ano, o folclorista Paixão Cortês, que fez a primeira cavalgada com a centelha, em 1947, no Parque Farroupilha, e que faleceu no ano passado, será o homenageado nos Festejos Farroupilhas. Em Porto Alegre, já começou a montagem do Acampamento Farroupilha, que espera reunir 350 entidades tradicionalistas no parque Maurício Sirotsky Sobrinho entre os dias 7 e 22 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário