domingo, 18 de agosto de 2019

Homenagem à Cabo Toco ocorreu neste domingo em Caçapava do Sul

O Grupo Feminino de Cavalgada, Cabo Toco, de Cachoeira do Sul esteve em Caçapava do Sul junto com os integrantes do Grupo de Cavalgada Caçapavano Portal do Pampa neste domingo (18), para uma homenagem em comemoração aos 30 anos de falecimento da Cabo Toco.
Olmira Leal de Oliveira, nascida em 18 de Junho de 1902, foi uma Policial Militar que é referência para o Rio Grande do Sul, cujo os seus restos mortais estão enterrados no Cemitério Municipal de Caçapava do Sul.
Ela foi a primeira mulher a integrar as fileiras da corporação da Brigada Militar (1923) e participou dos movimentos revolucionários de 1923, 1924 e 1926. Cabo Toco é a patrona da primeira turma de Policiais Militares Femininas do Estado do Rio Grande do Sul.
O Prefeito Giovani Amestoy, o Secretário-adjunto de Cultura e Turismo, Erni Rocha, o Secretário de Administração, José Júnior, além do vereador Mariano Teixeira participaram da homenagem feita, que contou com celebração religiosa de Padre Jorge Hudson e componentes da Brigada Militar e familiares da Cabo Toco.
O Grupo de Cavalgada de Cachoeira do Sul foi recepcionado pelos Caçapavanos no parque de Exposições do Sindicato Rural, onde saíram a cavalo em direção a Brigada Militar e ao cemitério municipal. Algumas autoridades acompanharam os Grupos a cavalo durante o trajeto, um deles foi o vereador Mariano Teixeira, que conduziu a Bandeira do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário