sábado, 18 de junho de 2011

Assim fica difícil estudar


Foto: Marcelo Marques

Segundo versão online do Jornal Diário de Santa Maria deste sábado, forro caindo, infiltração no telhado, reboco se desprendendo e rede elétrica precária são alguns dos problemas enfrentados pelos 950 alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Assunção, de Caçapava do Sul. Desde 2008, um processo com o pedido de reforma tramita na Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Os prédio completará 59 anos em outubro e, conforme a direção, a última reforma ocorreu em junho de 1997. Desde então, os problemas foram resolvidos de forma paliativa.

– Ligo para o DOE (Departamento de Obras Escolares da Seduc) todas as semanas e sempre me dizem a mesma coisa: que estão esperando a liberação da verba – lamenta a diretora, Mara Lúcia Paz Nunes.

O péssimo estado de conservação da escola motivou os alunos a postarem um vídeo na Internet, com fotos que dão só uma ideia dos problemas.

– Em dia de chuva, a água entra pelas janelas, infiltra no teto e as salas alagam – conta presidente do Círculo de Pais e Mestres, Joaquim Oliveira.

Se há chuvarada, os alunos são retirados das salas e acomodados em outros espaços porque a direção teme um curto-circuito nas salas. Além disso, segundo Oliveira, faz muito frio no do prédio durante o inverno porque algumas janelas emperradas ficam entreabertas.

Segundo a Seduc, no processo constam os projetos para a reforma e o orçamento de R$ 496.707,26 que já foi aprovado. A fase é de espera pela liberação de recursos, e só depois deverá ser aberta a licitação. Devem ser feitas reforma do telhado, substituição de aberturas, recuperação das rede elétrica e hidráulica e pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário