domingo, 5 de junho de 2011

Rio Camaquã poderá receber 13 Hidrelétricas


Está sendo formada uma comissão regional para debater o tema com a comunidade.

Nesta sexta-feira, dia 03, o Presidente da Comissão Especial de estudos sobre a implantação de pequenas centrais hidrelétricas no Rio Camaquã, da Câmara Municipal de Bagé, vereador Edegar Franco (PT), esteve no Legislativo de Caçapava do Sul para uma audiência com a Presidente da Casa, vereadora Rosilda Freitas e demais parlamentares, para debaterem a criação de uma comissão regional que irá realizar diversas reuniões com a comunidade sobre o andamento de vários projetos que prevê a construção de 13 Hidrelétricas no decorrer do Rio Camaquã, atingindo todos os municípios banhados pela bacia do Rio mais limpo do Estado.
Edegar Franco trouxe para debater na reunião algumas informações que deixaram os parlamentares caçapavanos preocupados, como os estudos já feitos por três empresas privadas sobre a demarcação do Rio, possíveis desapropriações, os locais de construção das hidrelétricas e o protocolo destes projetos junto a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no qual divulgou parecer favorável aos estudos das empresas, Consult – Consultoria, Empreendimentos e Participações Ltda, MSUL Energia e Participações Ltda e Multilagos Geração de Energia Elétrica Ltda. Essas três multinacionais estão até o momento habilitadas a começarem as obras de construção das centrais hidrelétricas.
Segundo o vereador Bajeense, este processo está em andamento e a previsão para começarem as obras é a partir de 2013, já visando a distribuição de energia para o evento da Copa do Mundo de 2014, onde com essas hidrelétricas as empresas poderão distribuir energia para qualquer lugar do País.
Segundo a vereadora Rosilda Freitas, que também é bióloga, este projeto para o desenvolvimento dos municípios banhados pelo Rio Camaquã seria muito positivo, principalmente na geração de emprego e renda, mas o tamanho do impacto ambiental que isto irá causar é muito grande. “ Este projeto acabará definitivamente com um dos Rios mais limpos e puros do Brasil, temos que saber se as comunidades aceitam pagar este preço pelo desenvolvimento. Além disso, temos que descobrir como ficará as possíveis desapropriações dos produtores que possuem campo ao redor do Rio”, disse a vereadora.
Franco comentou também, que as empresas já percorreram todos os municípios banhados pelo Rio para fazerem a demarcação e elaborarem o projeto que foi enviado para a ANEEL e isso acabou assustando alguns produtores.
O Presidente da Comissão já passou além de Bagé, por Lavras do Sul e Caçapava do Sul, mas na próxima semana as reuniões devem acontecer em Santana da Boa Vista, Piratini e os demais municípios que abrangem toda a bacia do Camaquã.
O objetivo destes encontros é organizar o mais breve possível uma plenária regional com a participação de todos os municípios interessados e discutir o fato com a comunidade, para saber qual a atitude tomar. Franco sugeriu que esta plenária seja realizada em Caçapava, principalmente por sua localização geográfica em relação aos municípios banhos pelo Rio. A Presidente Rosilda aceitou a sugestão e deve organizar internamente uma comissão para cuidar do caso. Nas próximas semanas após a visita em todas as cidades banhadas pelo Camaquã, Franco entrará em contato com Caçapava e os demais municípios para marcarem a data da plenária regional e também de uma audiência pública para expor o fato a comunidade.
Participaram também da reunião, os vereadores caçapavanos Ilson Tondo (PP) e Peter Linhares (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário