quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Prefeitura e entidades pactuam mais 525 vagas para o Pronatec 2014

Aconteceu nesta terça-feira, dia 15, uma reunião no auditório da ACIC, reunião entre a Prefeitura e entidades de classe do município, como Associação Comercial, CDL e Associação do Calcário, além de empresas locais, para debater com o representante do SENAI, Álvaro Soares, a pactuação de mais 525 vagas para o Pronatec, através de cursos profissionalizantes para o setor do comércio e industria de Caçapava do Sul, a partir de 2014.
Atualmente a Secretaria de Assistência Social, em parceria com o SENAC deve capacitar até o final de 2013, mas de 500 pessoas, em diversos cursos, onde muitas dessas pessoas que já terminaram a capacitação já estão trabalhando na área.
Com isso, agora em parceria com o SENAI, a Prefeitura quer mais vagas para 2014, mas priorizando os cursos profissionalizantes voltados a industria, onde o SENAI durante a reunião disponibilizou 525 vagas, separadas em 18 cursos diferentes.
Desta forma, durante a reunião, as entidades e a Secretaria de Assistência Social escolheram junto com o SENAI os cursos que serão oferecidos: Elétrica Predial, 40 vagas, Elétrica Industrial, 40 vagas, Soldador Eletrodo, 30 vagas, Encanador, 40 vagas, Pintor de Obras, 40 vagas, Carpinteiro de obras, 40 vagas, Armador Ferreiro, 40 vagas, Aplicador de revestimento cerâmico, 40 vagas, Pedreiro de Alvenaria, 20 vagas, Pedreiro de Alvenaria Estrutural, 20 vagas, Gesseiro, 20 vagas, Costureiro Industrial, 15 vagas, Funileiro, 20 vagas, Mecânico de Máquinas Industriais, 40 vagas, Mecânico Automotivo, 20 vagas, Torneiro Mecânico, 20 vagas, Marcineiro, 20 vagas e Serralheiro, 20 vagas.
As inscrições destes cursos do SENAI começam no inicio de 2014. Segundo a Secretária de Assistência Social, Rosa Vivian, o município já realizou na metade do ano a primeira formatura do Pronatec, onde entregou ao mercado de trabalho mais de 130 trabalhadores capacitados, agora no dia 24 de outubro acontece mais uma formatura e no final do ano outra. Os primeiros cursos foram feitos em parceira SESC e SENAC e agora a pactuação para 2014 está sendo feita com o SENAI, sempre mudando o foco dos cursos.

“ O Pronatec existe desde 2009, mas somente este ano foi colocado em prática, já com a formatura dos primeiros capacitados em cursos profissionalizantes”, disse Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário