segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Saúde foi a pauta principal da reunião entre vereadores e Secretária


Na tarde desta segunda-feira, dia 29, os vereadores de Caçapava do Sul, principalmente da Comissão de Saúde da Câmara, receberam para uma reunião os técnicos da Secretaria de Saúde do Município e a Secretária da pasta, Inês Sales, onde debaterem os problemas da saúde local e um projeto que deve ser votado nesta terça-feira, dia 30, no plenário do Legislativo no valor de R$ 700 mil para pagamento da prestação de serviço do Pronto Atendimento.
A primeira pauta do encontro foi o projeto de origem executiva que deve ser votado na terça-feira pela Câmara, no qual solicita autorização legislativa para remanejar dentro do orçamento do município um recurso de aproximadamente R$ 700 mil, que é para o pagamento de dois meses do contrato entre Prefeitura e Hospital, para a terceirização do Pronto Atendimento. Antes de conceder o parecer do projeto, o Presidente da Comissão de Saúde, Ricardo Rosso, fez junto com seus colegas vários questionamentos sobre o PA, que toda a semana chega inúmeras reclamações da comunidade, principalmente durante a noite e nos final de semana.
“ Chega até a Câmara toda a semana e também pelas redes sociais várias reclamações do Pronto Atendimento, por isso, que estamos passando esta demanda a Secretaria e aos fiscais do contrato entre Prefeitura e Hospital para averiguação e procurar corrigir, já que as reclamações são contínuas”, disse Rosso.
Já o vereador Boca Torres também fez algumas criticas a situação atual do PA. “Depois que mudou a administração do Pronto Atendimento as reclamações aumentaram e as postagens nas redes sociais estão constantes, principalmente nos finais de semana, por isso, que antes de votar e aprovar o projeto é importante passar para o órgão fiscalizador e para conhecimento da Secretaria de Saúde das reclamações constatadas pelos vereadores ou pela população que vai até a Câmara reivindicar”, comentou Boca.
Na sequencia foram discutidos também alguns problemas que estão ocorrendo com o transporte terceirizado de pacientes, consultas e remédios.
Os vereadores questionaram a falta de medicamentos na farmácia municipal, no qual foi confirmado pela Secretária.  “ Antes de aprovar qualquer projeto é importante chamar os responsáveis pela pasta para questionar e sugerir mudanças que podem melhorar o atendimento a população, nós vereadores recebemos reclamações diárias da saúde e nossa obrigação é saber a realidade e pressionar o governo para melhorar, um exemplo são os problemas no PA reclamados pela comunidade, a questão do transporte de pacientes terceirizado e a falta de medicamentos na farmácia. Essas reuniões são importantes para levar as nossas demandas e da comunidade até o executivo para tentar melhorar”, disse Silvio Tondo.
No final da reunião os vereadores liberaram os pareceres para votação do projeto de pagamento do Pronto Atendimento, que será na sessão ordinária no dia 30 de outubro. Segundo os técnicos da saúde, este valor deve ser suficientes para custear o contrato até o final do ano.
Participaram também do encontro os vereadores Mariano Teixeira, Márcia Gervásio, Paulo Pereira, Alex Vargas, Zilmar Araújo (Mano) e o Presidente Marquinhos Vivian, além dos servidores da saúde e os parlamentares da Comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário