sexta-feira, 26 de outubro de 2018

VÍDEO: Urna eletrônica passa por auditoria em Caçapava do Sul

A Urna Eletrônica é um dos temas diretamente relacionados às eleições no Brasil. Neste ano, foi alvo de inúmeros questionamentos, muitos deles potencializados pelas chamadas fake news – notícias falsas.

Por conta deste cenário, o chefe do Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul Fábio Macedo fez uma auditoria, com presença da imprensa, no início desta semana. Na ocasião, foi utilizada uma das 90 urnas eletrônicas utilizadas no primeiro turno das eleições de 2018 no município. 

No vídeo, Macedo explica como é o funcionamento da urna. Também mostra os extratos impressos que contém todos os dados registrados, como o número de votos dos candidatos e ordem de votação. 

Macedo salienta que a urna não tem ligação nenhuma com a internet ou qualquer meio de transmissão de dados. O único cabo que ela possui é o de energia elétrica. 

A retirada de dados é através de uma mídia móvel, chamada de mídia de resultado. Essa mídia contém os dados de toda a votação, que é o boletim de urna. Encerrada a votação, a urna imprime o resultado da votação daquela seção eleitoral. 

Após a impressão é retirada a mídia de resultado que será enviada a um dos polos de transmissão. A transmissão de dados é feita através de um sistema eletrônico próprio desenvolvido por técnicos da área de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Para saber mais sobre como funciona a Urna Eletrônica, veja o vídeo abaixo.

 Por farrapo.rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário