quinta-feira, 30 de abril de 2020

Corsan pede que população economize água para evitar racionamento

A estiagem tem causado prejuízos na agricultura e preocupação para a população do Rio Grande do Sul. Além de afetar lavouras e pastagens, a falta de chuva também faz com que os níveis de rios e pontos de captação baixem, podendo culminar com o racionamento de água.

Segundo o gestor da Corsan em Caçapava do Sul, Ary Figueiredo, é importante que a população economize água: “Hoje, dependemos da colaboração dos clientes em utilizar a água de forma consciente, ou seja, para o consumo humano e dessedentação animal. Ao utilizarmos a água desta forma, teremos uma maior vida útil de ambas barragens que a Corsan opera na cidade”.

Ary também ressaltou que economia significa evitar racionamento: “Atitudes conscientes podem nos garantir um tempo maior de operação sem que cheguemos a ter um racionamento em nossa cidade”.


Confira abaixo o comunicado emitido pela Corsan na íntegra:   

No dia 23/04 tivemos o rompimento da adutora de água bruta, que leva água até a Estação de Tratamento de Água. Observamos que o rompimento se deu devido à presença de ar ao longo da rede, ocasionado pelo baixo nível da Barragem da Fonte do Mato.

A Barragem da Fonte do Mato têm baixado o nível ao longo deste ano devido à seca que assola nossa região, a CORSAN acompanha o nível diariamente.

Neste mesmo dia, foi acionada a equipe de mergulhadores para realizar a avalição real da barragem e efetuar a abertura de uma comporta submersa, sendo assim, podemos aumentar nossa capacidade de operar as estações durante um tempo maior. Também foram acionadas as equipes dos departamentos de Operação e Manutenção e Coordenadoria Operacional de Rosário do Sul – Regional da qual a unidade de Caçapava do Sul faz parte.

Hoje, dependemos da colaboração dos clientes em utilizar a água de forma consciente, ou seja, para o consumo humano e dessedentação animal. Ao utilizarmos a água desta forma, teremos uma maior vida útil de ambas barragens que a CORSAN opera na cidade. Atitudes conscientes podem nos garantir um tempo maior de operação sem que cheguemos a ter um racionamento em nossa cidade.


Dicas para Economia de água

- Eliminar a prática de lavar calçadas, quintal ou carro utilizando mangueira;
- Manter a torneira fechada quando não estiver usando água, como ao lavar a louça e a roupa;
- Ao escovar os dentes e se barbear, deixe a torneira fechada;
- Na hora do banho, procure se ensaboar com o chuveiro desligado e tomar banho rápido;
- Utilizar regador ao invés de mangueira para regar plantas;
- Lavar carro com balde ao invés de mangueira;

Se for viajar e deixar a casa sozinha, feche o Hidrômetro (mais conhecido como “relógio da água”). Além disso, antes de viajar, conserte qualquer vazamento de água e feche todas as torneiras, certificando-se que não haja gotejamento.

 Por Eduardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário