quarta-feira, 22 de abril de 2020

Em abril deste ano fazem cinco anos que as paredes do Forte Dom Pedro II aguardam limpeza

Em abril deste ano completa cinco anos que as muralhas do Forte Dom Pedro II aguardam uma nova limpeza, adequada e dentro das regras do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A última limpeza aconteceu em abril de 2015 e desde esta data nenhuma nova limpeza aconteceu no local.

A primeira grande ação nas muralhas aconteceu em 2013 através do próprio IPHAN, que durante o trabalho treinou algumas empresas e servidores municipais para este serviço. Em 2014 a Prefeitura executou a limpeza contratando uma das empresas especializadas e em abril de 2015 a última ação ocorreu nas muralhas também com uma empresa.

As próximas limpezas deveriam acontecer em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020, mas até o momento as figueiras e a sujeira estão danificando as muralhas, que é o principal ponto turístico da cidade.

No final de 2017, a Prefeitura de Caçapava informou a imprensa que em abril de 2018 seria realizado uma ação de limpeza nas muralhas, mas isso acabou não acontecendo. A responsabilidade da limpeza é da Prefeitura após a intervenção do IPHAN em 2013.

Um comentário:

  1. Conheço todos os que trabalharam na limpeza do forte então na quela época a prefeitura tinha a meta de seis em seis mês fazer a limpeza nas muralhas do Forte Don Pedro nós fiquemos s esperando uma resposta e nunca nos ligaram.

    ResponderExcluir