quarta-feira, 15 de abril de 2020

Governador mantém decreto, mas permite que prefeitos decidam sobre abertura do comércio

O governador Eduardo Leite anunciou novo decreto com restrições para evitar a disseminação do coronavírus na tarde desta quarta-feira, 15. Leite declarou que “estão mantidas as considerações, mas os prefeitos poderão abrir os comércios por decretos próprios, desde que justifiquem os motivos considerando a realidade local”. Somente a região metropolitana e serra gaúcha devem manter o comércio fechado.

Em relação as aulas, permanecem suspensas até o final do mês, mas o governo não descarta alterações nos próximos dias. A decisão foi tomada após o Executivo avaliar uma pesquisa científica feita no Estado.

A pesquisa é referente à aplicação de testes para detecção da Covid-19 no Estado. Foi realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outras instituições de ensino superior, entre sábado, 11 e segunda-feira, 13, em nove cidades, incluindo Santa Maria, na região central.

Em 4.189 testes coletados, foram dois casos confirmados de coronavírus. Significou um infectado a cada 2 mil habitantes. Conforme a pesquisa, a previsão é de que 5.650 pessoas sejam infectadas no Estado.

A apresentação do estudo foi detalhada pela secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, e pelo reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal.
Também participaram da transmissão, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Após a publicação do novo Decreto Estadual, a Prefeitura de Caçapava do Sul vai divulgar todas as normas necessárias para a abertura do comércio, através de um Decreto Municipal. Como será a reabertura do comércio local ficará a cargo do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus.
Lembrando, que as novas determinações do Estado irão dar autonomia aos municípios, ou seja, as Prefeitura que quiserem dar continuidade ao fechamento do comércio estão autorizadas, bem como, se optarem por abrir respeitando as regras de isolamento controlado.
Por Eduardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário