segunda-feira, 9 de maio de 2011

Recria de Novilhas

Por Gustavo Ilha

A temporada de feiras de terneiros do estado, que ainda não terminou, já movimentou cerca de trinta milhões de reais com a venda de 43 mil terneiros e terneiras. Aqui no município, a feira de terneiros realizada na última quinta-feria (05/05) comercializou em torno de 1.700 animais com média de preço de R$3,78 por kg. Já a feira de terneiras, que ainda não ocorreu, será realizada no dia 12/05 onde irão a pista 900 fêmeas entre terneiras e vaquilhonas. A recria e a terminação são os destinos dos machos comprados, enquanto que além das opções citadas, a reposição de matrizes é o principal destino das fêmeas comercializadas. No rebanho bovino gaúcho um terço dos animais é ocupado por fêmeas em recria, o que permite considerar esta característica como uma das principais causas responsáveis pela baixa eficiência produtiva dos criatórios, pois matriz em recria é considerada uma categoria de alguma forma improdutiva.
A característica econômica considerada como sendo a mais importante em produção de bovinos de corte é o desempenho reprodutivo, sendo que a eficiência está intimamente relacionada ao desenvolvimento das novilhas após o desmame. Desta forma, o sistema será mais moderno e terá mais retorno quanto menor a idade de acasalamento de suas fêmeas, pois quanto mais cedo entram em reprodução mais Kg de terneiros irão desmamar na sua vida útil. Aqui no estado, com a pastagem nativa constituindo a base da alimentação do rebanho, a baixa produção de forragem durante o inverno compromete o desempenho tornando-se indispensável o uso de técnicas que visam melhorar o aporte nutricional de novilhas e assim diminuir sua idade ao primeiro acasalamento.
Muitas alternativas têm sido estudadas para reduzir a idade do primeiro acasalamento das fêmeas bovinas, sendo a utilização de pastagem cultivada na recria a principal ferramenta utilizada. O uso suplementação também constitui importante ferramenta para que novilhas de qualidade genética expressem seu potencial. De outra forma, melhorar as condições alimentares do rebanho de cria pode ter como consequência o desmame de terneiras mais pesadas que posteriormente necessitarão de menor ganho para atingir o peso ideal para acasalamento, em torno de 65% do peso adulto.
Dependendo do objetivo a ser alcançado, o manejo das pastagens serão realizados para que as fêmeas tenham elevado ganho de peso vivo e sejam acasaladas aos 14 meses, ou para ganhos de peso moderados, com menor oferta de forragem, para que o primeiro acasalamento dessas fêmeas ocorra aos 24 meses. Um sistema alternativo entre o acasalamento aos 14 e aos 24 meses seria o acasalamento de fêmeas aos 18 meses. Assim intensidade de pastejo a ser utilizada na pastagem de inverno deve ser dependente da velocidade de crescimento desejada para as novilhas e neste caso é muito importante o peso no desmame.
Um sistema para ser viável economicamente é necessário que se tenha a compreensão de inúmeros mecanismos relacionados à produção, e ainda a implantação e utilização de tecnologias e práticas de manejo que estimulem o aumento da produtividade. Na recria de fêmeas o produto direto obtido não é comercializado, e o retorno será obtido na venda futura de terneiros. Portanto, investimentos na recria de novilhas exigem planejamento, pois o retorno financeiro é de longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário