sexta-feira, 13 de maio de 2011

Unipampa quer se aproximar cada vez mais da comunidade


Na última semana, a Direção da Universidade Federal do Pampa, Unipampa, campus de Caçapava do Sul, estiveram reunidos com a Presidente da Câmara, vereadora Rosilda Freitas, para apresentarem e pedir apoio na divulgação do projeto do Núcleo Integrado de Desenvolvimento Turístico de Caçapava (NIDETUR), organizado pela Universidade com o objetivo de aproximar cada vez a comunidade da Unipampa.
Estiveram presentes na reunião, o coordenador Geral do Projeto, o professor de São Borja, João Pereira, a coordenadora local do NIDETUR, Patrícia Ferreira, o Diretor Geral do Campus de Caçapava, Maximilian Frietz e a servidora da Universidade, Renata Miranda.
Este projeto é dividido em cinco grupos de trabalho, cada um estudando e executando tarefas voltadas as principais demandas da comunidade e sobre o desenvolvimento turístico, em cima dos trabalhos profissionalizantes.
O Grupo 01 é sobre Educação para o Turismo, com objetivo de desenvolver junto às escolas uma cultura turística sustentável e socialmente comprometida.
Já o segundo grupo está trabalhando o tema REAVIVAR – Pedro do Segredo, que tem o objetivo de implantação do Parque da Pedra do Segredo, de acordo com a Legislação Municipal nº 1055/99, buscando o uso sustentável desta área.
O terceiro grupo trabalha a Unipampa e o mapa digital do Turismo em Caçapava do Sul, onde esclarece o objetivo de divulgar os pontos de atrações de serviços turísticos do município, via internet.
O Grupo 04 aborda o tema, Qualidade em atender, a importância dos Hotéis e restaurantes para o sucesso do desenvolvimento do turismo em Caçapava do Sul. O objetivo deste tema é instruir os gestores de hotéis e restaurantes, a respeito da importância em manter a excelência na prestação de serviços e oferecer uma estrutura de alta qualidade para os clientes.
Já o quinto é último grupo de trabalho, está debatendo o artesanato, produtos regionais e comércio local, como atrativo para turistas. Este tema tem como objetivo aprimorar o artesanato, comercio local e incentivar a criação e execução de produtos regionais, fazendo com que, tornem-se atrativos e acessíveis aos turistas.
Este Núcleo está acontecendo no próprio prédio da Unipampa em Caçapava e está aberto para a comunidade.
Outro tema debatido na reunião, é a Câmara em parceria com a Universidade realizar um seminário, para divulgar para a população todas atividades da Unipampa e os serviços oferecidos para a comunidade, como trabalhos de extensão e pesquisa.
Segundo o coordenador do projeto, a comunidade precisa usar mais a Universidade, principalmente nesses cursos voltados para as principais demandas da cidade. “ A comunidade precisa nos dizer do que estão precisando, para a partir deste ponto montarmos os cursos adequados, que busquem atingir um objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, nós estamos a disposição dos caçapavanos”, disse o professor João Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário