segunda-feira, 7 de maio de 2012

Atenção motoristas de Caçapava, BM exigirá cinto de segurança na cidade


A Brigada Militar de Caçapava do Sul realizou uma blitz na noite de sábado, dia 05, na rua 15 de Novembro. Os policiais militares orientaram os motoristas que passaram pela via, que em breve será exigido o uso do cinto de segurança no município.

De acordo com o sargento André Pimentel, responsável pela comunicação da BM, a partir do dia 20 deste mês, não será mais tolerado, motoristas e passageiros circulando nas ruas da cidade sem o equipamento de segurança.

– Uso do cinto de segurança é obrigatório conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) desde 1997, através da Lei 9.503, de 23 de setembro. Porém aqui a Brigada usava o bom senso, devido ao tamanho da cidade. No entanto, agora chegou uma determinação do Comando Geral da BM para que seja exigida a utilização do cinto. Vamos cobrar apenas o que diz a legislação – explica o sargento.

Basta circular pelas ruas de Caçapava e constatar que quase cem por cento dos motoristas não têm o hábito de usar o cinto de segurança, costume que agora terá que ser deixado de lado.
Segundo o CBT em seu artigo 65, é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional.

Portanto todos os veículos automobilísticos, em movimento – não importando a distância a percorrer – devem ter seus tripulantes usando o equipamento, sob pena de perda de cinco pontos na carteira, multa em torno de 128 reais, por passageiro sem o cinto ou, caso o veículo não possua o equipamento, retenção do mesmo até que o cinto seja colocado pelo infrator.

– Estipulamos o prazo para orientar os motoristas e depois cobrar, mas isto não impede que o policial militar em serviço aplique uma multa a partir de hoje (segunda-feira). Por isso é bom a população já ir utilizando o equipamento, pois é uma questão de hábito, daqui a algum tempo será uma coisa normal, como ocorre quando viajamos nas estradas e circulamos em outras cidades, como em Santa Maria, por exemplo – afirma Pimentel.

Por Marcelo Marques
http://mce_host/portal/adm/maito:jornalismo@farrapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário