sexta-feira, 14 de março de 2014

1ª Expedição Gastronômica pelo RS começa por Caçapava do Sul

Fonte: Marcelo Marques/farrapo.rs

Para dar início ao projeto “Expedições Gastronômicas pelo RS”, o Grupo de Trabalho (GT) em Gastronomia Regional/Casa Civil, realizará neste sábado, dia 15, a primeira Expedição em Caçapava do Sul para acompanhar a colheita das olivas e a sua transformação em azeite, além de eventos de degustação de produtos e pratos da gastronomia local.

O cultivo da oliveira é milenar e foi trazida para o Brasil pelas mãos de imigrantes europeus, mas o seu cultivo foi pequeno e não houve incentivo à produção em grande escala. Nos últimos anos, essa cultura assumiu um caráter comercial, graças a empreendimentos na Região do Pampa Gaúcho e na Região Central, destacando-se as plantações de Caçapava do Sul, Pinheiro Machado e de Cachoeira do Sul.
O cultivo de oliveiras impulsionou o forte desenvolvimento econômico e social da cidade de Caçapava do Sul, agregando valores entre o cultivo e a geração de empregos e renda através do processamento e da comercialização das oliveiras. A variedade cultivada no município é a arbequina, originária da Espanha, própria para a produção de azeite, com produtividade entre oito e dez toneladas por hectare.

No Brasil boa parte do azeite de oliva consumido é importado, dessa forma, a produção das oliveiras em Caçapava do Sul, bem como em outras regiões do RS, vem mudando essa realidade. Inaugurada em 2013, a planta industrial da Tecnoplanta é uma das pioneiras no estado na extração do azeite de olivas e, além de produção de seus próprios olivais, a indústria recebe frutos de olivais de propriedades do município e de vizinhos.

Sendo assim, o GT em Gastronomia Regional em parceria com a Secretaria de Turismo de Caçapava do Sul está organizando esta primeira expedição para explorarmos este produto – as olivas –, acompanhando o processo de cultivo, a colheita e o processamento das azeitonas, para a obtenção do azeite de oliva. Além disso, teremos a oportunidade de degustar o azeite de oliva, bem como produtos da região, como: doces e pratos regionais, dando destaque especial à carne de cordeiro e, ainda, cervejas artesanais.

PROGRAMAÇÃO
Colheita de azeitonas, processo de industrialização e degustação do azeite de oliva 
Horário: 10h às 12h
Local: Empresa Tecnoplanta
End: BR 290 – Vila Progresso – Caçapava do Sul

Almoço com pratos da culinária local 
Horário: 12h30min
Local: Chácara do Forte
Rua Wantuil Albarnaz, s/nº (ao lado do Forte D. Pedro II)
Fone: (55) 8133-5792

Durante o almoço haverá a apresentação dos produtos locais: azeite de oliva, cerveja artesanal e doces caseiros. Além de apresentação das potencialidades do turismo e da gastronomia de Caçapava do Sul, pela Secretaria de Turismo Maria Alice Garcia dos Santos.

PROJETO EXPEDIÇÕES GASTRONÔMICAS PELO RS
Durante os séculos XVIII e XIX, as expedições científicas despertaram o interesse dos estudiosos de várias áreas, desde naturalistas, artistas ou simples viajantes.

Estavam a procura de paisagens diferentes, da fauna e da flora exóticas, dos povos locais, de seus costumes e de suas culturas. Era um mundo novo que se abria, desconhecido ao olhar europeu. O registro destas viagens era feito em cadernos manuscritos, em desenhos, substituindo as atuais fotografias, sendo que ao retornarem à Europa, esses eram impressos e vendidos, tornando-se populares, atraindo um público curioso e fascinado do desconhecido. Estes diários tornaram-se fontes para pesquisa, ajudando a traçar um retrato da sociedade da época.

Muitos viajantes trazem relatos do cotidiano desta época, dos costumes, de hábitos alimentares, de produtos desconhecidos para o europeu, como Auguste de Saint-Hilaire, o

Barão Von Lagsdorff, Jean Baptiste Debret, entre outros. Destes, alguns chegaram até o Rio Grande do Sul, região do extremo sul do Brasil, com uma natureza mais próxima dos europeus e pouco exótica comparada com a natureza tropical, reconstituindo através deste olhar europeu um pouco da natureza e da cultura de locais por onde passaram.

O GT de Gastronomia Regional/ Casa Civil tem percorrido o Rio Grande do Sul, explorando os modos, fazeres e sabores peculiares da nossa terra. E, ao propor o projeto das Expedições Gastronômicas pelo Rio Grande do Sul, com o apoio do Solw Food Sul, tem-se por objetivo partilhar este conhecimento adquirido durante a pesquisa com os demais membros do grupo. Através desta expedição, o Grupo de Trabalho (GT) em Gastronomia Regional/Casa Civil quer divulgar a gastronomia local, seus produtos, seus pratos emblemáticos, como uma forma de estimular os participantes a descobrir estes lugares, com seus saberes e fazeres e, desta maneira, registrá-los, aproveitando-os em novas experiências gastronômicas. Ao mesmo tempo, queremos retornar às comunidades, estimulando-as a desenvolver atividades relacionadas ao turismo e à gastronomia. Conhecer é uma das formas de ajudar a preservar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário