sábado, 15 de março de 2014

Candidatos ao Piratini começam a ser definidos

Artigo: Lorenzo Stefani Santos - Jornalista

Todos sabem que em outubro deste ano teremos eleições no Brasil, para Presidente, Governador, Deputado Federal e Estadual, além de Senador da República, que neste pleito é somente uma vaga.
O cenário no Estado começa a ser definido a partir deste sábado, com algumas convenções e Pré-candidaturas. No caso do PMDB uma convenção hoje deve colocar o Ex-Prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, como candidato dos Peemedebistas ao Palácio Piratini. Ele disputa os votos dos filiados com o Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziukolski, afiliado de Eliseu Padilha e de Mendes Ribeiro Filho. Já Sartori é o favorito para vencer o pleito porque segundo pesquisas internas tem a preferência da maioria dos Delegados que votam na convenção é o escolhido informal dos principais lideres.
Se confirmar a vitória de Sartori na convenção do PMDB neste sábado a tarde, o Rio Grande do Sul terá possivelmente quatro candidatos fortes ao Piratini. A Senadora Ana Amélia Lemos que lidera as últimas pesquisas, o Governador Tarso Genro que deve ser hoje a tarde aclamado pelo PT como candidato a reeleição, o Deputado Vieira da Cunha do PDT, que aparece bem cotado nos últimos levantamentos e agora José Ivo Sartori, que entra na disputa com a força de um partido tradicional que é o PMDB.
Todas as pesquisas feitas até agora só colocavam no cenário o Governador Tarso Genro, a Senadora Ana Amélia e Viera da Cunha, dando um resultado de empate técnico em alguns institutos e vitória da Senadora em outros, ou seja, uma polarização entre os dois candidatos o que poderia decidir a eleição no primeiro turno.
Com a possível entrada de Sartori, a eleição pode tomar um rumo diferente e o segundo turno deve ser uma certeza, principalmente porque o candidato peemedebista é um nome novo que pode surpreender e termos uma eleição com três candidatos empatados tecnicamente. Vieira da Cunha deve fazer uma votação boa mas não acredito que seja o favorito para ganhar, mas os seus votos poderão fazer a diferença em um possível segundo turno.
Neste inicio da corrida eleitoral pelo Piratini a Senadora e o Governador estão levando alguma vantagem sobre Sartori , porque no caso da Ana Amélia o PP vem trabalhando internamente a sua candidatura há mais de três anos e Tarso desde que ganhou as eleições em 2010 já um candidato natural a reeleição, por tanto, são duas figuras muito conhecidas pela população o que acaba polarizando um pouco o processo neste inicio. Com a entrada de Sartori no pleito, os partidos precisam realizar pesquisas internas para saber o resultado da inclusão de seu nome na disputa e a reação do eleitor.
A entrada de Sartori pode dificultar muita a vida do Governador Tarso , porque o Ex-Prefeito pode levar alguns votos  em cima da rejeição de Genro, que atualmente é elevada, impedindo possivelmente o seu crescimento eleitoral durante todo o pleito, já que segundo levantamentos a rejeição de Ana Amélia e Sartori são pequenos.
Outro fato que caminha para uma definição são as coligações, onde a Senadora deve ter como Vice na chapa o PSB de Beto Albuquerque e o PT deve apresentar na chapa com Tarso um membro do PTB. Já o PMDB ainda está incerto a sua coligação porque segundo o partido as negociações só irão iniciar após a escolha formal do Pré-candidato, que acontece neste sábado. Um  partido que ainda não fechou com ninguém é o PSDB.
Se todas essas candidaturas forem confirmadas, bem como as coligações, o cenário para o palanque nacional no Estado estará bem definido. Sartori deve apoiar o candidato Aécio Neves, Ana Amélia deve dar palanque para Eduardo Campos e Tarso Genro para a Presidente Dilma Roussef.
Já na eleição para Presidente, as coisas estão bem encaminhadas quanto as candidaturas, a Presidente Dilma será candidata a reeleição e é a favorita no pleito segundo as pesquisas, seguida de Aécio Neves e Eduardo Campos. Mas o cenário nacional pode mudar dependendo de alguns fatos que estão por vir no mês de junho e julho, resultando no crescimento de Aécio ou Campos. Nos bastidores se comenta muito do profissionalismo da campanha de Eduardo Campos, que terá Marina Silva ao seu lado, onde o PSB realiza pesquisas periódicas em todo o Brasil, mas levantamentos qualitativos, até mesmo para dar o tom do discurso. Dilma é a favorita no momento por estar no Governo e possui o apoio do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que possui um alto índice de popularidade. Na eleição para Presidente acredito que as mudanças nas pesquisas serão mínimas nos próximos 60 dias, mantendo Dilma na liderança.
Na disputa para o Senado Federal no RS, que este ano é uma vaga, está incerto ainda os candidatos que irão concorrer por suas coligações, mas um dos nomes certos e que é o favorito para vencer é o ex-comunicador da RBS TV, Lasier Martins (PDT). Com a negativa de concorrer de Pedro Simon, o PMDB deve colocar na disputa Germano Rigotto ou José Fogaça. Os outros partidos não especularam ainda os seus candidatos ou apoio ao Senado.

Toda esta análise política que fizemos aqui é baseado em especulações e informações de bastidores da política e também em cima de um cenário de hoje, 15 de março de 2014, ou seja, nada  impede que nos próximos dias tudo mude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário