domingo, 9 de março de 2014

Campanha de vacinação gratuita contra o HPV começa nesta segunda

Fonte: FARRAPO

Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde, disponibliza gratuitamente a vacina contra o Papilomavírus Humano ( HPV), usada na prevenção do câncer de colo de útero.
No periodo de 10 de março a 10 de abril, devem ser vacinadas meninas entre os 11 e 13 anos, que no Rio Grande do Sul representam cerca de 258 mil jovens. A meta da Secretaria Estadual da Saúde é imunizar 80% desta população, ou seja, 206 mil meninas. Através de um trabalho conjunto com o Ministério da Saúde, SES e os municípios, a vacina deverá ser oferecida em todas as escolas, sejam públicas ou particulares.

Em Caçapava do Sul, 780 meninas estão na faixa etária dos 11 aos 13 anos. A meta do setor de Vigilância Epidemiológica do município é imunizar 80% desta população, ou seja, 624 meninas.

O esquema vacinal contra o vírus é composto de três doses, sendo que a segunda dose deverá ser aplicada em setembro nas Unidades de Saúde e a última, cinco anos após a primeira dose. O HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer de colo de útero.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. No Estado, segundo os dados de 2012, ocorreram 305 óbitos por este tipo de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário