Desde o ano passado, o município vem tentando que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrura e Transportes), assuma de maneira definitiva o trecho da entrada da cidade, para recuperar e fazer a sua manutenção.
Com isso, após várias audiências, tanto do Executivo como dos vereadores , no dia 26 de fevereiro de 2014, o DNIT entregou um ofício ao Prefeito Otomar Vivian, pedindo todos os dados do trecho do pórtico da cidade até o final do asfalto, em frente ao Cônego Ortiz e a parte até o final do terreno de acesso à Unipampa, para inserir o trajeto no Sistema Nacional de Viação e recuperar totalmente o trecho, além de ficar responsável pela sua manutenção.
Com o documento entregue pelo DNIT, o Prefeito foi até a Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, dia 10, para comunicar o Legislativo que nesta semana irá enviar para Câmara um projeto de lei no qual passa para o DNIT o direito a recuperação e manutenção do trecho da entrada da cidade e Unipampa. Com isso, todas as obras relativas a pavimentação no local será de responsabilidade do Governo Federal.
Atualmente o DNIT possui uma licitação em andamento, que é de recuperação da BR 392, através da empresa Compasul.
Na mesma reunião, o Prefeito comunicou os vereadores que também nesta semana irá enviar outro projeto de lei ao Legislativo, com objetivo de doar um terreno para o Estado, que será a nova sede do IRGA em Caçapava . Este fato foi acertado após uma reunião do Prefeito com o Secretário da Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi e os vereadores Luiz Fernando Torres (Boca) e Peter Linhares.
Durante o encontro, que teve a participação de todos os vereadores, os parlamentares ressaltaram que este fato do DNIT é uma conquista para Caçapava que teve a participação efetiva da Câmara, desde a ida para Brasília até as reuniões em Porto Alegre com a superintendência do Departamento no Estado e na regional de Santa Maria.
Segundo o Prefeito, o DNIT está fazendo a mesma coisa que em outros municípios, como Bagé e Santana da Boa Vista, onde as entradas da cidade foram assumidas pela União e o trecho foi revitalizado.
Os dois projetos devem chegar à Câmara até o final desta semana e não está descartado do Legislativo fazer uma sessão extraordinária para votar os dois projetos e os processos serem encaminhados o mais rápido possível.
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