sexta-feira, 14 de março de 2014

Prefeitos da região participam do encontro da FNP

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizou na manhã desta sexta-feira (14.03), o II Encontro de Cidades de Faixa de Fronteira do Rio Grande do Sul. A atividade que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Bagé reuniu prefeitos de toda a fronteira do Estado e intendentes do Uruguai. Aproveitando o momento, o Comitê Binacional de Fronteira de Intendentes, Prefeitos e Alcaldes, elegeu o seu novo presidente e lançou o Calendário da Integração Cultural Brasil-Uruguai.
O Prefeito Otomar Vivian participou do encontro junto com os demais Prefeitos da região da Campanha, que fazem parte da faixa de fronteira. O Prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges, também esteve no encontro como Presidente da Associação dos Prefeitos da Região da Campanha.
Conforme o Prefeito de Bagé e vice-presidente para Assuntos das Cidades Fronteiriças da FNP, Dudu Colombo esta reunião faz parte de um processo de mobilização em prol do desenvolvimento da região. “No Brasil, temos 588 cidades faixa de fronteira e que possui cerca de 10 milhões de habitantes. No Rio Grande do Sul, são 197 cidades que compõe este grupo. O desenvolvimento dos municípios faixa de fronteira não caminhou junto com os grandes centros urbanos. Por isso, temos que nos articular para inverter esta situação”, falou.
Na oportunidade, diversos temas de interesse dos municípios localizados na faixa de fronteira, entre eles, a lei dos freeshops, a criação de consórcios fronteiriços ao modelo do CIF (Consórcio Intermunicipal de Fronteira – CIF), a implantação do primeiro projeto binacional do MERCOSUL no Brasil, na área de saneamento básico.
Durante o evento, os prefeitos debateram com o deputado federal Marco Maia os principais pleitos a ser tratados na Frente Parlamentar Mista para Assuntos da faixa de fronteira que inicia as atividades no Congresso Nacional a partir de abril de 2014.
Seminário Internacional
Durante o encontro, foi lançado oficialmente o “Seminário Internacional de Regiões de Fronteiras – Desafios para a cooperação transfronteiriça”. O evento será realizado em Foz do Iguaçu (PR), no mês de maio e contará com a participação de municípios do Rio Grande do Sul e dos outros dez estados que se localizam na faixa de fronteira do Brasil, totalizando 588 municípios.
O lançamento foi feito pela assessora especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República (SAF-SRI), Paula Losada. "Escolhemos lançar o Seminário nesta oportunidade porque o que queremos com esse evento não é fazer uma discussão acadêmica, mas responder às necessidades dos prefeitos e demais gestores públicos da região de fronteira, criando um ambiente jurídico-institucional mais favorável à cooperação transfronteiriça", declarou.
O Seminário é uma realização da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Itaipu Binacional, em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Ministérios do Planejamento, da Justiça da Integração Nacional e das Relações Exteriores. A Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Mercociudades, FCCR e Parque Tecnológico Itaipu apoiam a iniciativa.
Estiveram presentes no encontro, mais de 20 prefeitos da fronteira e integrantes do Comitê Binacional de Intendentes, Prefeitos e Alcaldes da Fronteira Brasil - Uruguai; a assessora especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Paula Ravanelli; o coordenador-geral de Programas Macrorregionais do Ministério da Integração, Alexandre Bastos Peixoto e o Secretário-adjunto de Gestão de Porto Alegre e representante da Secretaria Executiva da Rede Mercociudades, Ronaldo Garcia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário