segunda-feira, 19 de março de 2012

Prefeitura promove a ação Cultura é mais Saúde

Com objetivo de trazer aos caçapavanos uma integração entre saúde e cultura que a Prefeitura realizará no sábado, 17 de março, o evento “Cultura é mais Saúde”. Esta é a primeira ação em conjunto que envolverá atendimentos em saúde, visando múltiplos públicos-alvo, e muitas atrações locais.

O evento integrado da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente e da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) terá como parceiro o SESC/RS que trará ao município uma infraestrutura diferenciada para complementar a área da saúde e entretenimento. Desta forma, a população terá acesso aos atendimentos em saúde, shows e uma mateada a partir das 14 horas, no Largo Farroupilha. As tendas da saúde ficarão disponíveis até as 18 horas e os shows seguem até as 23 horas.

Segundo informou a Secretária da Saúde Cristiana de Bem e Canto, esta ação tem como finalidade disponibilizar a população caçapavana acesso a diferentes atividades combinadas com uma cultura geral e popular, por intermédio das expressões artísticas, e uma cultura da saúde, com atendimento educativo e distribuição de folders informativos.

“Nas tendas da saúde haverá profissionais capacitados para prestar esclarecimentos a cada pessoa que procurar os serviços durante os atendimentos” destaca a Secretária.

Os principais atendimentos terão como foco a prevenção de doenças. Conforme explicou Cristiana de Bem e Canto, por meio das solicitações de exames distribuídos nessas ações e o contato direto com o público alvo, torna possível fazer um diagnóstico precoce de muitas doenças, o que torna o tratamento mais eficaz. Esta ação integrada também terá uma parte recreativa, além de uma diversidade cultural que vem sendo promovida pela comunidade cultural caçapavana.


- Lançamentos de campanhas preventivas

Durante o evento será feito o lançamento anual da campanha “Criança Feliz\", que tem como objetivo verificar de forma preventiva a saúde das crianças que estudam nas escolas municipais. Para agendamentos de exames para detectar anemia, diabetes e colesterol infantil com encaminhamento aos ESF (Estratégia Saúde da Família) de cada região. Também será lançada a Campanha contra o câncer do colo do útero, a qual será realizada nos postos de saúde em 24 de março, com a realização de exames preventivos.

- Cuidados com animais domésticos

Este ano a ação em saúde terá a participação especial do canil municipal, com profissionais explicando os cuidados com animais e como funciona o canil. Além da campanha para adoção de animais cuidados no canil, que atualmente abriga cerca de 70 animais.

- Atividades da Ação em Saúde:

*Saúde da Mulher (com participação de um núcleo do IMAMA para informações sobre o Câncer de Mama);
*Saúde do Homem: distribuição de solicitações de 200 PSA (exame da próstata);
*Saúde da Criança;
*Saúde do Adolescente: cadastro e carteirinha para atendimentos;
*Saúde do Idoso;
*Saúde da Família – Informações sobre os ESF’s (postos de saúde);
*Cartão do SUS (cadastro);
*Verificação de pressão e glicose;
*Verificação do IMC - índice de massa corpórea: realização do SESC com o caminhão do Mesa Brasil para avaliação nutricional;
*Folders e explicações sobre Hepatite B e C (distribuição exames);
*Saúde bucal com dentistas fazendo avaliações em crianças e distribuição de kits dental, e escovário do SESC.
*PIM: com mostra de trabalhos e cadastramento de famílias;
*Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária;
*Distribuição de mudas nativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário