sábado, 3 de março de 2012

Saúde de Caçapava recebe nota 5,4


Ministério da Saúde lançou na quinta-feira, dia 1º, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país.

O índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

O IDSUS 2012 servirá como instrumento de monitoramento e avaliação para que os governos federal, estadual e municipal, tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública.

O índice avalia com pontuação de 0 a 10 municípios, regiões, estados e ao País com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade. Isto mede o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

Dos seis municípios da região pesquisados, Caçapava do Sul ficou na terceira posição, com nota 5,43 no Índice de Desempenho do SUS (Veja tabela abaixo).

O Estado ficou com o terceiro melhor desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) no País, com nota 5,90. A média brasileira é de 5,47.

Entre alguns dos avanços do RS na área da saúde está o aumento das bases do Samu (de 85 para 151) e a implementação da Política de Incentivo Estadual à Qualificação da Atenção Básica.

O IDSUS 2012 está disponível para consulta pelo endereço www.saude.gov.br/idsus.

ÍNDICE DE DESEMPENHO DO SUS
Município Nota
São Sepé 6,59
Vila Nova do Sul 6,32
Caçapava do Sul 5,43
São Gabriel 5,28
Santana da Boa Vista 4,92
Lavras do Sul 4,87


Por Marcelo Marquesjornalismo@farrapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário