quarta-feira, 25 de julho de 2018

Transporte de pacientes da hemodiálise é tema de encontro entre Legislativo e Executivo


Os vereadores Ricardo Rosso, Mariano Teixeira e Jussarete Vargas (PP) e Alex Vargas (MDB), acompanhado dos assessores Mateus Lopez e José Adão Souza, participaram na manhã de quarta, (25), de uma reunião com a secretária da Saúde, Inês Sales, o assessor João Tertuliano Lopes e a secretária adjunta Maria Geni Oliveira. O objetivo foi buscar esclarecimentos sobre o transporte de pacientes da hemodiálise.
Segundo os vereadores, principalmente Mariano Teixeira e Jussarete Vargas, que receberam a reclamação formal dos pacientes, é que o ônibus está fazendo 180Km a mais para chegar até Cachoeira, não utilizando a balsa do rio Jacuí, que está funcionando enquanto o DNIT não termina a reforma na ponte do Fandango. A reivindicação dos parlamentares é que se encontre uma solução para que o ônibus da Hemodiálise utilize a balsa e os pacientes não precisem sair de casa mais cedo e voltar mais tarde.
De acordo com a secretária, algumas empresas suspenderam as passagens e outras estão fazendo um desvio por Pantano Grande e Formigueiro, porque os ônibus não conseguem fazer a travessia de balsa no rio Jacuí, em Cachoeira do Sul.
Inês contou que há linhas de ônibus que não farão a travessia enquanto a obra da ponte do Fandango não for concluída. A secretária disse ainda que mesmo veículos oficiais pagam para atravessar de balsa. 
A reunião foi marcada após um requerimento aprovado na Câmara, do vereador Mariano Teixeira, pedindo uma solução para este problema.
Os vereadores também questionaram a secretária sobre as fichas nos ESFs e as cirurgias de traumatologia.
Inês explicou que a Câmara deverá receber em breve um projeto que contempla a contratação de um pediatra e um ginecologista. A idéia é que esses profissionais atendam uma vez por semana em cada ESF.
“Queremos oferecer atendimento especializado semanalmente. A proposta é que eles circulem nas unidades”, afirma a secretária.
Inês disse ainda que a secretaria está realizando um trabalho de práticas restaurativas, que é preciso resgatar ações para que os usuários dos ESFs reestabeleçam o vínculo com as unidades.
“O programa precisa ser resolutivo, queremos motivar as agentes de saúde, porque o trabalho delas é fundamental. São elas que têm contato com as famílias e podem realizar um trabalho preventivo na área da saúde”, avalia a secretária.
Sobre as cirurgias, Geni explicou que neste ano foram realizadas quatro e outros dois pacientes estão sendo avaliados.
A secretária relatou que será instalado um programa no PA, onde a secretaria pode acompanhar em tempo real, através de relatórios, os atendimentos que estão sendo realizados. Além disso, o hospital voltará a enviar relatórios sobre o número de atendimentos do Pronto Atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário