segunda-feira, 12 de março de 2018

Comissão de Saúde participa de reunião com o Secretário de Saúde de Cachoeira

O Presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Vivian e os vereadores da Comissão de Saúde, Luis Fernando Torres e Silvio Tondo, estiveram na última semana reunidos com o Secretário de Saúde do Município de Cachoeira do Sul, Roger Gomes da Rosa. Na pauta estava o serviço de Oncologia que atende a população de Caçapava no HCB, cirurgias eletivas e os serviços de traumatologia.
 Segundo os vereadores, após o aumento no repasse dos recursos da Oncologia por parte do Governo Federal, o serviço está normalizado para Caçapava e região, onde apenas em dezembro e janeiro teve diminuição nos atendimentos, mas que a partir de fevereiro o serviço atende com normalidade.
Outro tema do encontro foi questionar o Secretário de como funciona as cirurgias eletivas em Cachoeira do Sul, já que em Caçapava estão fazendo somente as da regulação do Estado, sem um plus para diminuir a fila. “ Em Cachoeira eles utilizam a regulação do Estado mas também fazem por conta do município mais cirurgias, tanto pelo consórcio, quanto por convênio com o Hospital local. Já em Caçapava as cirurgias eletivas pelo SUS não estão sendo feitas mais em Caçapava, com isso, não tem um planejamento local para diminuir de forma expressiva a fila, somente as cirurgias autorizadas pela regulação”, disse o Presidente Marquinhos Vivian.
Sobre a Traumatologia, os vereadores questionaram como é feito em Cachoeira os procedimentos de Traumato, principalmente de média complexidade. “ Fizemos este questionamento para solicitar que o município faça um estudo para utilizar o centro de traumatologia do Hospital para atender pelo consórcio os casos de média complexidade, evitando que os pacientes viagem para Encruzilhada do Sul. Pode sair mais caro, mas ainda é melhor fazer os procedimentos em sua cidade de origem do que mandar para fora”, disse Silvio Tondo.
“ A nossa intenção é buscar informações sobre os procedimentos em outras cidade para sugerir a administração da nossa cidade, com o objetivo de ajudar a resolver alguns dos principais problemas na saúde”, disse Boca Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário