terça-feira, 19 de março de 2019

Reunião entre Vereador, Prefeito e Hospital debate o credenciamento da traumatologia em Caçapava

Na manhã desta terça-feira, dia 19, o vereador José Sidnei Menezes (Pirola), participou de uma reunião com o Prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, e a Administradora do Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, Maria Helena Amado, para debater a possibilidade do credenciamento junto ao Estado do Centro de Traumatologia que existe atualmente no Hospital, mas atende somente particular e convênios. A Secretária de Saúde do Município, Ines Salles e a Secretária Adjunta, Maria Geni Oliveira, também participaram do encontro.

Segundo o vereador, em 2016, ainda na gestão do Ex-Prefeito Otomar Vivian, a Prefeitura de Caçapava do Sul recebeu em doação o prédio da antiga Caixa Estadual para fazer o leilão do prédio e aplicar nas áreas de saúde e educação. Com isso, com a venda da edificação, o município na época adquiriu cerca de R$ 900 mil em equipamentos para a Traumatologia de média complexidade e fez a doação dos aparelhos para o Hospital, planejando no futuro este atendimento a população de Caçapava.

Desta forma, no mesmo ano o município em parceria com o Hospital solicitaram o credenciamento do Centro de Traumatologia junto ao Estado para atender o Sistema Único de Saúde (SUS), englobando outras cidades. Este processo de credenciamento estava parado na 8º Coordenadoria Regional de Cachoeira do Sul em Cachoeira do Sul, para análise do Estado e questionamentos do Hospital.

Na última semana, o vereador informou ao Prefeito que iria a Porto Alegre tratar deste assunto com o Chefe da Casa Civil do Governo Gaúcho, Otomar Vivian, e que na volta teria maiores subsídios para a reunião realizada nesta terça-feira, dia 19.

Após a reunião em Porto Alegre, o processo já está sendo analisado pela Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergman e aguarda as manifestações do Município e também do próprio Hospital.

Com essas informações atualizadas do processo, o vereador disse que a reunião desta terça-feira foi muito produtiva e que o interesse no credenciamento é de todos. " A Prefeitura tem interesse e o Hospital também, mas a questão principal são os valores que o Estado disponibiliza e se vai pagar em dia ou não. Os pagamentos do Estado são a principal preocupação do Hospital", disse o vereador.

Com isso, ficou acertado que a Diretoria do Hospital fará um levantamento total de custos de funcionamento do Centro pelo SUS e o que precisa, já o Prefeito irá correr arás dos pagamentos atrasados do Estado e se vai haver um comprometimento do Governo em pagar em dia a partir de março. Após estes levantamentos, o vereador retornará em Porto Alegre junto ao Prefeito para reuniões com a Secretaria de Saúde do RS e com o Chefe da Casa Civil para dar andamento no processo, que deve ter outros municípios.

" Atualmente muitos pacientes são transportados para Encruzilhada do Sul para cirurgias de média complexidade, além de consultas. Em média para todo o tratamento e cirurgia são realizadas no mínimo cinco viagens por paciente, mas se o credenciamento for aceito esses usuários serão tratados aqui na cidade", completou o vereador.

" Está muito bem encaminhado, vamos aguardar o levantamento do Hospital e o comprometimento do Estado com os débitos, se as notícias forem positivas vamos tocar para frente com o apoio do Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, da Prefeitura, do Hospital e do Legislativo", completou  Pirola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário