terça-feira, 19 de março de 2019

Vereador solicita agilidade na liberação de máquinas do Estado para ajudar municípios

Nesta segunda-feira, dia 18, o vereador Mariano Teixeira esteve em Porto Alegre para conversar com a equipe técnica da Secretaria de Agricultura do Estado, incluindo o Secretário Covatti Filho e seu Chefe de Gabinete, cobrando agilidade na liberação de máquinas da Secretaria para atender os municípios da fronteira que foram atingidos pelas chuvas de janeiro, principalmente Caçapava do Sul.
Segundo o Chefe de Gabinete do Secretário, Erli Teixeira, a Agricultura já está disponibilizando máquinas para auxilar as cidades atingidas, principalmente para o conserto das ruas e estradas e que Caçapava deve receber este auxílio  no final do mês de abril.
"Para auxiliar as prefeituras que decretaram situação de emergência em razão das chuvas ocorridas em janeiro, o governo do Estado destinou um conjunto de máquinas e equipamentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) para realizar reparos na infraestrutura de municípios da região da Fronteira. A Defesa Civil consultou 13 municípios sobre as necessidades de maquinário e estabeleceu um cronograma de serviços, que já está em execução", disse Teixeira.
“Colocamos à disposição um conjunto de equipamentos para colaborar e ajudar os municípios a repararem estragos causados pelo mau tempo”, afirma o secretário Covatti Filho. Conforme informação do coordenador de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, apenas oito dos 13 municípios consultados manifestaram interesse em receber apoio de maquinário do Estado.
O cronograma da Defesa Civil informado à Secretaria prevê o atendimento em Uruguaiana, já executado; São Francisco de Assis, que também já foi auxiliado; Quaraí e  Bagé até o final de março, início de Abril; Lavras do Sul na primeira quinzena de abril; Caçapava do Sul no final do mês de abril; Manoel Viana em maio e São Borja no final do mês de maio.
Poço artesiano e veículo para Caçapava
Durante a reunião com o Secretário e o Chefe de Gabinete da Secretaria, o vereador Mariano Teixeira solicitou a abertura de um poço artesiano na localidade do Irapuazinho, interior de Caçapava do Sul, que beneficiara cerca de 35 famílias e também a doação de um veículo para a Secretaria de Agricultura do Município, com o objetivo de atender os programas da pasta, principalmente os pequenos agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário