terça-feira, 11 de julho de 2017

Administradora do Parque da Pedra do Segredo diz ter sido humilhada pelo Secretário de Turismo

Por Eduardo Schneider - Farrapo
No uso da Tribuna Livre da sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 11, a administradora do Parque da Pedra do Segredo Claudia Dutra disse ter sido humilhada pelo atual Secretário de Turismo de Caçapava do Sul, Leandro Bazotti. Ela contou que seu contrato como administradora do Parque vence dia 12 de julho de 2017 e não foi renovado, mesmo estando à frente do Parque há sete anos. O motivo da manifestação na Câmara, segundo Claudia, foi devido à forma de tratamento que recebeu do secretário.
“Estou saindo humilhada e abalada emocionalmente. Nunca alguém gritou comigo. Ele – secretário – botou o dedo na minha cara. Além disso, tenho ouvido desaforos e estou sendo desrespeitada. A época da opressão ficou pra traz. Peço às autoridades que não permitam essa opressão”, desabafou.
A administradora do Parque contou que sofreu acusações por ser incompetente e por ter animais no local.
“Sou bióloga. Trabalhei durante sete anos no Parque da Pedra do Segredo. Recuperei a floresta no local. Evitei que pessoas fossem caçar animais silvestres ou se drogar em um local que é um dos principais pontos turísticos do município. Todos sabem que cachorro ajuda na segurança, faz companhia para quem fica lá”, falou.
Antes de encerrar, Claudia Dutra contou que procurou tratamento psicológico e ressaltou que não é proprietária do Parque, vai apoiar o próximo que assumir, mas que não aceita humilhação.
“Depois do que aconteceu, me sinto desmotivada. Hoje não tenho mais condições de cuidar do Parque. Pela primeira vez, voltei a pensar em voltar para minha cidade, que é Santa Maria”, concluiu.
Após o uso da Tribuna Livre, alguns vereadores fizeram declarações. Confira o que eles disseram:

Luis Fernando Torres – Boca (PT) – “Temos que parabenizar pelo que foi feito no Parque da Pedra do Segredo. Se aquele lugar ficar abandonado vão esculhambar tudo. Apesar de não termos culpa, peço desculpas pelo que aconteceu”.
Marcia Gervásio (PDT) – “Vou buscar saber tudo que aconteceu. Também me sinto envergonhada como mulher, pois vivemos em um mundo machista. Pode contar comigo”.
Caio Casanova (SDD) – “Essa Casa tem que tomar providências. O que aconteceu foi deprimente. Não é uma pessoa que tenha condições de assumir uma secretaria”.
Mariano Teixeira (PP) – “O Secretário de Cultura e Turismo chegou em Caçapava com arrogância e prepotência. Existe um ditado gaúcho que diz assim: Touro em rodeio alheio é vaca. Certa vez, ele confundiu Chama Crioula com Tocha Olímpica”.
Paulo Pereira (PDT) – “Existe um contrato de prestação de serviço. É preciso analisar o que diz no contrato e ouvir o Secretário”.

Jussarete Vargas - "Já é a terceira denuncia que chega a esta casa sobre este Secretário, principalmente por tratar mau as pessoas, o Prefeito precisa tomar uma providência"

Mesa diretora da Câmara se reuniu após as declarações
Uma reunião foi realizada pela mesa diretora após as declarações feitas pela administradora do Parque da Pedra do Segredo. Os vereadores decidiram que vão enviar um ofício e a cópia do áudio da Tribuna Livre pedindo providências ao prefeito Giovani Amestoy.

Queixa de humilhação foi feita no mesmo dia em que Secretaria de Turismo promoveu curso de hospitalidade
As declarações feitas pela administradora do Parque da Pedra do Segredo foram feitas na tarde desta terça-feira, 11. Pouco antes, durante a manhã, a Secretaria de Cultura e Turismo promoveu um Curso de Qualificação gratuita com foco em hospitalidade, no salão de atos do Instituto Dinarte Ribeiro.
O curso de capacitação foi oferecido a toda rede comercial de Caçapava do Sul e região, tendo como público alvo atendentes, vendedores, recepcionistas, frentistas, taxistas e artesãos.

Nota enviada pela Prefeitura
Nota da Secultur em relação às acusações proferidas pela Empresa  Claudia Regina Severo Dutra -ME
A Secretaria de Cultura e Turismo repudia as acusações proferidas nesta terça-feira (11), no plenário da Câmara de Vereadores, pela responsável da Empresa Claudia Regina Severo Dutra -ME, que presta serviços à Prefeitura Municipal (conforme contrato de nº 4363, assinado em 2013),  recebendo o valor  mensal (atual) de R$3.756,00 para recepcionar e zelar pelo Parque da Pedra do Segredo e informa que tomará ações cabíveis em relação ao pronunciamento da mesma.
A Seculur salienta que desde o início da atual gestão vem tentando diálogo com a contratada que adminstra o parque, mas sem sucesso. Tendo inclusive enviado inúmeros ofícios (004, 035, 036, 037, 038, 044, 046, 055, 069, 079) para a empresa Claudia Regina Severo Dutra -ME pedindo o envio de relatórios em relação a gestão do parque, conforme acordado em contrato assinado por contratante e contrada, mas não obteve a apresentação de nenhum documento solicitado.
A mesma, durante seu pronunciamento em plenário, alegou que não respondeu aos ofícios pois: “Eu fiz tudo que estava ao meu alcance, é só fazer matemática para ver o quanto eu ganho para estar lá. E é por isso que eu me neguei a responder a qualquer ofício, porque se não há confiança, não há respeito...” A Secultur salienta que, assim como qualquer empresa contratada pelo município, a  Claudia Regina Severo Dutra -ME tem a obrigação de prestar contas dos serviços prestados e das responsabilidades firmadas na época da contratação, e que a mesma não cumpria o que foi determinado na assinatura contratual  conforme as mais de 15 irregularidades apontadas  pela Secultur em vistorias realizadas no Parque Pedra do Segredo e que eram previstas no contrato e que, mesmo assim, a Prefeitura seguiu fazendo o repasse mensal à contratada ao longo destes anos.
Em ofício enviado pela Secultur em 16 de março de 2017 à prestadora de Serviços, foi solicitado como pedido de informação: a listagem de benfeitorias e intervenções no parque; regulamento criado sobre as normas de visitação; planilha de controle de indicativos de atratividade; assim como de monitoramento de impacto; programa de educação ambiental realizado junto aos visitantes; listagem das escolas beneficiadas nos programas de visitação; controle de fluxo de visitantes; demonstrativos dos sistemas de sinalização utilizados; Lista de abertura de novas trilhas; apresentar termo de consentimento de risco; informar sobre a existência de um sistema de gestão de segurança e cópias dos relatórios entregues para o contratante (Prefeitura) ao longo da sua gestão.
Em abril, a Secultur enviou outros dois ofícios, com prazos de 10 dias de diferença, também assinado pela contratada, relatando o fim do prazo para envio das informações solicitadas anteriormente, que também não foi cumprido. Em maio a Secultur solicitou ainda o conserto do pórtico de Entrada do Parque (visto que oferece risco de desabamento pela falta de manutenção), conforme contrato assinado e que também não houve atendimento nem resposta à solicitação.
Dentre os apontamentos levantados pela Secultur estão: Local com má apresentação; pórtico caindo; presença de animais domésticos (conforme exigência do contrato firmado); não existência de livros de registros do controle de fluxo ou cobranças realizadas na entrada do parque (cujo ingresso era cobrado de R$5,00 por turista sem a emissão de ticket de entrada); falta de manutenção da trilhas; de sinalizações adequadas; além da falta de respostas às solicitações feitas por parte da Secretaria, conforme preve contrato com as prestadoras de serviços.
 Dentre a única solicitação de informação apresentada pela contratada, ela diz: “desculpo-me por não ser possível cumprir o prazo previsto e alega “ser necessário um estudo aprofundado do contrato para responder” e finda dizendo que “breve este relatório estará em suas mãos”. A entrega do relatório também não foi cumprida.
A Procuradoria Geral do Município, que notificou a prestadora de Serviços em 26 de junho pela falta de respostas aos inúmeros “ofícios encaminhados à Empresa contratada para se manifestar sobre as irregularidades apontadas no Parque Pedra do Segredo” dá o prazo de três dias, a contar do recebimento da notificação pela contratada (assinado dia 05 deste mês) para “regularizar os serviços apontados” pela Secultur, caso contrário, não será efetuado a renovação contratual, pois entende-se que a prestadora “demonstra uma falta de comprometimento e responsabilidade da contratada para com a gestão municipal”.
 A Procuradoria também salienta que “o fato [da contratada] relatar que não tem empregados, e na verdade possuir, e desta pessoa morar dentro do local de trabalho”, conforme ela mesma citou em plenário, a contratada está prestando informação inverídica nas cópias das declarações entregues às Secretarias (Fazenda e Turismo) quando do recebimento mensal do valor do contrato e que ela “Declara, sob penas da Lei, não possuir empregados”...
 Também é apontado pela Procuradoria o ofício enviado pelo Corpo de Bombeiros, que os alvarás de  APPC e PPCI estavam irregulares desde o ano de 2013, colocando em risco transeuntes pelo parque e descumprindo mais um dos itens do contrato da manutenção básica do local.
 Por fim, em relação às acusações dos maus-tratos (humilhação e desrespeito) alegados pela contratada, a Secultur exige que a mesma apresente provas e entrará com ações cabíveis contra a prestadora do serviço.


Abaixo, o vídeo do uso da Tribuna Livre, comentários dos vereadores e sessão ordinária

 Por Eduardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário