quarta-feira, 19 de julho de 2017

Saúde, educação e trânsito voltam ao debate na Câmara na última sessão

Na sessão da Câmara desta terça-feira, dia 18, os vereadores de Caçapava do Sul voltaram a fazer duras criticas a área de saúde e educação do município.
A primeira parte da sessão o discurso dos parlamentares foi sobre educação, onde o Vereadores Luis Fernando Torres, Marquinho Vivian e Silvio Tondo abordaram novamente os problema enfrentado pelas EMEIs, principalmente pela falta de funcionários e segundo os vereadores pela falha na distribuição dos servidores e estagiários disponíveis. O andamento de outros pontos da educação também foram questionados.
Já na saúde, o foco principal foram o retorno das grandes filas em frente a Policlínica e as unidades de saúde, que foram pauta nas redes sociais esta semana. Os vereadores falaram também nos problemas com os exames, fichas nos postos e uma falta de sintonia entre a Prefeitura e o Hospital de Caridade.
Sobre as filas, a vereadora Jussarete Vargas (PP), relatou na sessão que entrou em contato com a Policlínica para saber o que está acontecendo e foi informado que as pessoas que aguardavam na fila era aguardando uma ficha para o cardiologista, onde a Secretaria de Saúde resolveu mudar o sistema de marcação d consultas para este especialista, mas devido a fila não deu certo, com isso, a Saúde voltará ao sistema anterior.
A vereadora pediu também que seja aumentado a demanda do agendamento pelo 0800, incluindo a agenda de outros médicos para diminuir as filas, além de sugerir que o horário da entrega das fichas volte para o horário anterior.
Este fato foi também relatado pelo Vereador Mariano Teixeira, que entrou em março com uma indicação solicitando a mudança no horário da entrega das fichas, voltando no mesmo sistema do ano passado. “ A Saúde de Caçapava vinha em uma evolução constante nos últimos três anos, com a reabertura de nove postos de saúde, reforma da policlínica e Pronto Socorro, informatização da saúde, cartão Caçapava Saúde, teleagendamento pelo 0800, gestão na distribuição das fichas e outros avanços, mas infelizmente nós estamos assistindo um retrocesso nesta área, por isso, como fiscalizadores vamos cobrar melhorias e ajudar o executivo a resolver estes problemas e continuar com a evolução no sistema. O que está dando certo não se mexe, trocamos apenas o que está errado.”, disse Mariano.
Já sobre o trânsito, 9 dos 11 vereadores cobraram do Departamento de Trânsito os compromissos firmados pelo Diretor em Tribuna Livre na Câmara há dois meses. “ Até hoje estamos aguardando as promessas do Diretor feitos aqui na Tribuna”, disseram os vereadores Luis Fernando Torres e Caio Casanova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário