terça-feira, 17 de abril de 2018

Minas do Camaquã realiza o 1º Fórum pela Defesa da Mineração


Na noite de segunda-feira, dia 16, os moradores das Minas do Camaquã organizaram o 1º Fórum pela Mineração nas Minas do Camaquã. O evento foi um debate entre a comunidade local com as autoridades e técnicos da empresa, bem como entidades de classe e clubes de serviço.
O Fórum foi realizado no CTG Ronda Crioula e reuniu cerca de 200 pessoas. Um dos organizadores foi o morador José Deni Rodrigues, que comandou o protocolo oficial e explicou a atual situação do projeto junto a Fepam e abriu espaço para manifestação das autoridades e dos técnicos.
O Fórum iniciou com a manifestação da empresa, que explicou o andamento do projeto e a expectativa de obter a licença prévia até o final do ano. Na sequência, os técnicos, as autoridades e os moradores falaram, sempre em defesa do projeto e da importância que vai ter o empreendimento para desenvolvimento das Minas, a geração de emprego e um aumento na arrecadação da Prefeitura. A expectativa da empresa é contratar de forma direta mais de 400 pessoas e mais mil de forma indireta.
Os moradores falaram dos políticos que são contrários ao projeto e manifestaram repúdio as ações políticas deste ano nas custas do projeto.
Participaram do encontro o Prefeito Giovani Amestoy, o Ex-Prefeito Otomar Vivian, o Presidente da Câmara, Marquinhos Vivian e os demais vereadores, Vice Prefeito Luiz Guglielmin e Secretários Municipais, técnicos do Instituto Nacional de Mineração, o Prefeito de Lavras do Sul, Savio Prestes, representantes da Prefeitura de Santana da Boa Vista, representantes da Votorantin Metais e da Nexa, educadores, empresários e moradores.
Nessa semana, a mineração foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado. Houve manifestações contrárias ao investimento e a favor. A Fepam, órgão que irá dar o aval, ou não, a retomada da mineração em Caçapava do Sul, não teve representante.


Projeto Caçapava do Sul

Moradores da região vivem a expectativa da retomada da mineração, através de um projeto desenvolvido pela Votorantim (Nexa). Nomeado com o nome da cidade, o projeto Caçapava do Sulconsiste na extração de zinco, chumbo e Cobre.

Consta no projeto que o depósito mineral de Minas do Camaquã possui 29 milhões de toneladas de minério. A extração desses recursos se dará em uma mina a céu aberto, com vida útil prevista de 20 anos. 

Na etapa inicial, a companhia estima investir R$ 371 milhões no empreendimento. A previsão é de que sejam gerados cerca de 450 empregos na fase de operação.

O sinal verde para a exploração depende de liberação da licença ambiental da Fepam. A esperança é de que o resultado seja divulgado neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário