sábado, 14 de abril de 2018

Vereador participa da inauguração da 1º Delegacia especializada em crimes rurais


Na tarde desta sexta-feira, dia 13, o vereador de Caçapava do Sul, Mariano Teixeira, esteve em Bagé para a cerimônia de inauguração da 1º Delegacia Regional Especializada em Crimes Rurais e Abigeato. A delegacia vai atender todos os municípios da região da campanha, incluindo Caçapava do Sul.
Essa é a primeira delegacia de polícia civil especializada em crimes rurais e abigeato do Brasil. Com isso, a inauguração contou com a presença do Governador José Ivo Sartori, o Secretário de Segurança Pública do RS, Cesar Schirmmer,  o Chefe de Polícia do RS, Delegado Emerson Vendt e oficiais da Brigada Militar, além dos Prefeitos das cidades que serão beneficiadas com essa delegacia, vereadores da região, os Delegados responsáveis por essa força tarefa do Abigeato, entidades de classe e Produtores Rurais. O único representante de Caçapava foi o vereador Mariano Teixeira, que é o Presidente da Comissão provisória  da Câmara, que trata sobre os crimes rurais e abigeato no município.
Em 2017, os índices de abigeato reduziram 25,5% em todo o estado em relação a 2016. Muito disso se deve ao trabalho específico desenvolvido pelas forças policiais, como a força-tarefa da Polícia Civil e as patrulhas rurais da Brigada Militar.
Para a instalação da Delegacia, o governo adquiriu e reformou um imóvel, adequando a estrutura às necessidades da instituição. Os recursos utilizados são do Fundo Especial de Segurança Pública (FESP). A delegacia conta ainda com duas viaturas modelo Mitsubishi L200, sendo uma discreta e outra ostensiva.
As unidades exercerão as atividades de polícia judiciária ligadas aos crimes de abigeato e demais crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas. "Trata-se de uma ação que irá proporcionar mais tranquilidade àqueles que tanto fazem pelo nosso estado. O setor primário é um dos alicerces da economia e da identidade do Rio Grande do Sul. Portanto, faz-se necessária essa atenção especial", frisou Schirmer.
As outras delegacias serão instaladas em Camaquã, Santiago, Cruz Alta e Rosário do Sul. Para Wendt, as Delegacias especializadas em crimes rurais  representarão um reforço significativo no trabalho, mas não obterão o sucesso esperado sem a participação efetiva dos municípios. "É fundamental que as prefeituras abracem a causa e as tornem parceiros nesta jornada, pois o poder público municipal é responsável pela fiscalização dos estabelecimentos, podendo interditar aqueles que comercializam produtos sem a devida procedência", explicou.
No local irão trabalhar dois Delegados e cinco agentes da Polícia Civil, exclusivamente para investigar os crimes de abigeato na região.
“ Desde o início de 2017 que venho acompanhando e apoiando todas as iniciativas do Estado para combater os crimes rurais e o abigeato, por isso, fico muito contente que agora teremos uma delegacia exclusiva para este tema, 1º do Brasil e que atenderá Caçapava do Sul. Agradeço também ao Deputado Estadual Sergio Turra, que no ano passado fez a indicação através da Assembleia Legislativa, para a instalação deste programa exclusivo para os crimes rurais”, disse Mariano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário