quinta-feira, 5 de abril de 2018

Ministério Público, Vereadores e Prefeitura tentam encontrar uma solução para as cirurgias de alta complexidade


Cerca de 26 pessoas de Caçapava do Sul que aguardam por uma cirurgia de alta complexidade, envolvendo traumatologia, principalmente no quadril ou prótese, realizaram um encontro na Câmara nesta quinta-feira, dia 05, com os vereadores Marquinhos Vivian, Mariano Teixeira, Márcia Gervásio, Luis Fernando Torres e Zilmar Araújo (Mano), junto com o Promotor de Justiça, Diogo Taborda e o Secretário da Saúde, Juarez Teixeira, além da Secretária Adjunta, Maria Geni.
Esse foi o terceiro encontro dos vereadores com os pacientes. O primeiro aconteceu há 15 dias, onde as pessoas que aguardam na fila demonstram aos parlamentares a preocupação em esperar por uma cirurgia delicada há mais de dois anos. A primeira reunião foi coordenada pelos vereadores Mariano Teixeira e Marquinhos Vivian, que deram encaminhamento a questão e marcaram a reunião desta quinta-feira, com o Ministério Público e a Secretaria de Saúde.
Atualmente as cirurgias de traumatologia de alta complexidade são feitas em Santa Cruz do Sul e agendadas pela regulação do Estado, com encaminhamento da Secretaria de Saúde do Município. Das 26 pessoas que aguardam a cirurgia, 9 são do ano de  2016 e 15 são de 2017.
Como pelo SUS as cirurgias estão demoradas, a reunião foi para tratar das novas estratégias para agilizar este processo. Segundo a Secretaria de Saúde, o município está negociando com o Hospital de Santa Cruz do Sul, o Consórcio Intermunicipal de Saúde e os municípios pertencentes a 8º Coordenadoria de Saúde, para combinarem um grande mutirão e com um preço acessível através do Consórcio, no qual seria pago um plus ao Hospital de Santa Cruz para fazer essas cirurgias, dentro da ordem da fila do SUS.
O Secretário informou que até o dia 15 terá uma resposta sobre essa negociação e se não der certo o município vai fazer um orçamento por conta própria para saber o valor individual de cada cirurgia pelo Consórcio. Com essas definições, uma nova reunião ficou marcada para o dia 19 de abril, quinta-feira, com as mesmas pessoas, para saber o posicionamento da Secretaria sobre os casos.
Segundo o Promotor, o Ministério Público vai aguardar um posicionamento do município até o dia 19, mas se não houver um acerto, as pessoas devem procurar o próprio MP ou a Defensoria Pública para ingressarem com uma ação.
“Estamos fazendo essa intermediação para tentar resolver de forma administrativa essa questão, onde o Ministério Público é parceiro e a Prefeitura vai atrás de uma alternativa no qual será passada na reunião do dia 19. Sabemos que as cirurgias de alta complexidade são responsabilidade da União e do Estado, mas a Prefeitura é a gestora do SUS no Município e qualquer ação judicial vai ser contra o município”, disse Marquinhos Vivian.
“O nosso objetivo é resolver o problema dessas pessoas, por isso que fizemos este encontro com os pacientes, o MP e a Prefeitura, onde até o dia 19 teremos uma solução final para esta espera”, disse Mariano Teixeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário