quarta-feira, 31 de julho de 2019

VÍDEO: Bairro Promorar completa 35 anos

Reportagem: Farrapo

Um dos bairros mais conhecidos de Caçapava do Sul completa 35 anos neste mês. Denominado Núcleo Habitacional Vereador João Manoel de Oliveira, ou popularmente conhecido como Promorar, o bairro agrega centenas de famílias.

O projeto de habitação na zona sul da cidade começou no início dos anos 1980, na gestão do prefeito Cyro Carlos Melo. A entrega das primeiras 464 casas foi realizada no dia 25 de julho de 1984, na gestão do prefeito Otomar Vivian. A entrega foi divulgada amplamente na imprensa da época, inclusive no jornal da cidade, chamado de “BOM – Boletim Oficial do Município”. Em 2016, mais 50 casas foram entregues.

Após mais de três décadas, o bairro cresceu com a construção de mais residências, posto de saúde, templos religiosos e comércio. Um ginásio de esportes e um campo de futebol completam a lista, mas atualmente estão fechados para reforma.

Gersi Ribeiro, 34 anos, é um dos moradores do bairro. Disse que a mãe foi contemplada com uma das 464 casas, em 1984. “Cresci aqui e meu primeiro emprego foi em um mercado próximo de onde moro. É uma vila boa de morar”, destaca.

Ribeiro também conta que o bairro teve altos e baixos: “Passamos por épocas com muitos roubos, mas agora está diminuindo. A infraestrutura é a mesma desde o início, mas não dá para se queixar. O atendimento no posto de saúde é bom e o comércio também”.

Erni Baltezan, de 71 anos, é vizinho de Gersi. Segundo ele, o maior problema do bairro é a infraestrutura, como ruas e bueiros e o ponto positivo é o posto de saúde perto de casa: “As ruas são esburacadas e tem muitos bueiros entupidos. Por outro lado, tem parada de ônibus e posto de saúde perto de casa”.

Um acontecimento inusitado é lembrado por um dos primeiros moradores do Núcleo Habitacional, Luiz Antônio Araújo, conhecido como Tonho: “Como as casas eram todas iguais, uma vez entrou um vizinho, limpou os pés e entrou na minha casa. Quando se deparou com a minha esposa, viu que se confundiu, pediu desculpas e saiu”.

Se pudesse mudar algo no bairro, Tonho disse que pavimentaria uma das ruas: “Eu calçaria a rua onde o transporte público passa”.


Lembrança na Câmara - Na sessão da Câmara de Vereadores, realizada na terça-feira, 30, o vereador Silvio Tondo concedeu moção de voto congratulatório relativo aos 35 anos do Núcleo Habitacional Promorar. Também citou que foi colocada recentemente, uma placa com o nome do bairro. O homenageado é o ex-vereador João Manoel de Oliveira. Político e líder comunitário, João Manoel exerceu o mandato de vereador por 26 anos.


Confira abaixo um vídeo com opiniões dos moradores


Confira abaixo a fala do ex-prefeito Otomar Vivian sobre a entrega das primeiras casas



Nenhum comentário:

Postar um comentário