segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Assembleias setoriais da cultura de 13 segmentos acontecem neste mês

O Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol por intermédio da diretoria vem realizando neste mês de setembro diversas assembleias com objetivo de organizar dentro de cada segmento cultural os seus representantes. A escolha dos conselheiros municipais de política cultural tem como objetivo fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento do sistema de cultura do município e vem sendo realizado desde 03 de setembro até o dia 30, finalizando com o segmento tradição e folclore.
Os encontros na biblioteca municipal começam sempre às 18h30 sendo aberto a artistas, produtores, gestores e investidores na cultura e demais protagonistas das 13 áreas segmentadas (audiovisual, carnaval, artesanato, cultura afro-brasileira, artes cênicas, artes visuais, dança, música, livro, leitura e literatura, tradição e folclore), além de escolher conselheiros que sejam representantes de associações de bairros.
As assembleias têm caráter mobilizador e servem para formar o Conselho Municipal de Políticas Culturais. Confira como foi as assembleias realizadas no Centro Municipal de Cultura “Arnaldo Luiz Cassol”:
- Dia 03/09 (sábado) ocorreu a assembleia setorial do Audiovisual, com a escolha de Caroline Petrin da Rosa e Mariana Gomes Andrade no segmento para o Conselho Municipal de Políticas Culturais. As duas escolhidas são representantes do Cineclube Vagalume que tem comprovada atuação cultural na cidade.
- Dia 05/09 (segunda-feira) a assembleia reuniu os representantes do Carnaval, durante as conversas ficou destacado a união existente entre as escolas de samba, estiveram presentes representantes das Escolas: Estrela do Mar, Unidos da São João e Mocidade Amigos do Samba. Os escolhidos para representar o segmento foram Nilberto Ricalde (Lalala), da Mocidade Amigos do Samba, e Omar Fernandes, da Unidos da São João.
- Dia 09/09 (sexta-feira) foi a vez dos representantes do Artesanato, durante a reunião várias ideias surgiram foi comentado a necessidade de espaços para a comercialização de produtos e melhor divulgação dos trabalhos para aproveitar o potencial turístico do município. Após um longo período de debates acerca de mercado, turismo, acessibilidade e qualificação profissional, foram escolhidos os conselheiros, como representante titular Rosa Maria Ruschel, Maria José Sitó da Silva (suplente).
Em seguida foi à vez do segmento da Cultura Afro-Brasileira. Os participantes, durante a reunião, ressaltaram a necessidade do resgate das manifestações artísticas e eventos culturais relacionados à cultura Afro-brasileira. Como representante por unanimidade foi escolhido Francisco Acidemar Nunes (Tio Cida) para titular, Vagner Nunes Ramires (Vavá como suplente). Neste evento ficou decidido que na semana da Consciência Negra o grupo realizará o concurso infantil da Mais Bela Negra e Mais Belo Negro, valorizando não somente a estética como também a cultura dos Afrodescendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário