sábado, 10 de setembro de 2011

Centro de Planejamento Familiar em discussão na Câmara de Vereadores

O vereador Peter Linhares (PMDB) protocolou em plenário, dia 05, projeto de lei para criação de um Centro de Planejamento Familiar Integrado de Caçapava do Sul (CPFIC).
Segundo o projeto, o CPFIC terá como objetivo disponibilizar à população o acesso a profissionais da área de saúde pública a fim de dar ampla informação, orientação e executar procedimentos clínicos e cirúrgicos no que se refere ao planejamento familiar. Os atendimentos deverão ser gratuitos, por meio de encaminhamento da rede pública de saúde, podendo o Poder Público realizar parcerias com o setor privado objetivando o melhor desenvolvimento do centro.
Segundo o vereador propositor da matéria, a proposta é ter um centro de atendimento que cadastre famílias para palestras de orientações, consultas, fornecimento de contraceptivos e colocação de DIU, que encaminhe para vasectomias, ligaduras tubárias e até mesmo para tratamentos de infertilidade, pouco acessíveis a casais com menor poder aquisitivo.
“É importante salientar que planejamento familiar é um tema de suma importância, visto que não se refere a tão somente a intervenções cirúrgicas definitivas, mas sim a autonomia nas escolhas de cada indivíduo e às necessidades e aspirações de uma família, incluindo moradia, alimentação, estudo, lazer e a preocupação em garantir uma base familiar que assegure o desenvolvimento de seus membros”, destacou Peter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário