quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Implantação de um albergue municipal está em discussão


Nesta quarta-feira, dia 31, aconteceu na sala da Presidência, na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, uma reunião para debater sobre a necessidade de criação de um albergue municipal.
A reunião foi solicitada pela enfermeira responsável pelo CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial, Inês Casartelli. Estavam presentes os vereadores e diversas autoridades do município, como o Juiz de Direito da comarca de Caçapava, Dr. Jaime Freitas e a nova Juíza, que assumiu a segunda vara, Dra. Magali Rabello Justin, a delegada da Polícia Civil, Fabiane Bitencourt, a Brigada Militar, representada pelo Sargento Almeida, assistentes sociais do município, a diretora do Hospital de Caridade, Maria Helena Amado, o Secretário da Saúde, Paulo Josué, o Secretário Geral do Município, José Ivan Menezes e a chefe de gabinete da Secretaria de Município de Assistência Social Elenara Rodrigues.
A idéia da implantação de albergue municipal, para atender moradores de rua e pessoas com dependência química, foi apoiada por todos os presentes, que entendem a falta de um local adequado para moradores de rua e dependentes químicos, que estejam em reabilitação e não tenham o apoio da família. A princípio a idéia é criar um abrigo que tenha funcionamento apenas no turno da noite, que não sejam necessários muitos recursos humanos e maiores gastos.
A chefe de gabinete da Secretaria da Ação Social ressaltou que o albergue está previsto no PPA da Secretaria para 2013, porque este ano a administração não possui condições financeiras para implantar o programa completo, com todas as exigências necessárias. Segundo Elenara, faltam local, recursos humanos, leis, projetos e para dar maior base à Secretaria.
Por este motivo foi abordado uma idéia emergencial do município alugar ou comprar o local, para depois o próprio CAPS e as assistentes sociais correrem atrás da colaboração da iniciativa privada, para tocar o projeto. Outro ponto levantado pela Prefeitura é a dificuldade que a administração tem em arrumar um local para alugar que seja apropriado para o albergue. Desta forma, o Juiz Jaime Freitas, sugeriu uma desapropriação de qualquer prédio que pode abrigar o albergue.
No final ficou acertado que no dia 16 de setembro haverá outra reunião, para apresentar o projeto do albergue, que será confeccionado pela Secretaria de Ação Social. Após a explanação do projeto os integrantes da reunião definirão o próximo passo para descobrir o local, tanto através de aluguel como próprio para implantar o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário