terça-feira, 14 de maio de 2013

CAPS participa de colegiado estadual de saúde mental


Foto: Carol Cabral, Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Inês Casartelli, Coordenadora do CAPS local, Milene Pacheco, área técnica da Saúde Mental do Ministério da Saúde e Clarisse Maciel, coordenadora da Saúde Mental da 8° CRS.


A coordenadora do Centro de Atendimento Psicossocial  (CAPS) de Caçapava do Sul, Inês Casartelli, ligada a Secretaria de Saúde do Município, participou na última semana do colegiado estadual de saúde mental, realizada em São Lourenço do Sul.
O colegiado serve para debater e deliberar com todas as coordenadorias de saúde do estado sobre as políticas adotadas no Estado com a saúde mental, onde Inês é uma das representantes da 8° Coordenadoria Regional de Saúde e no ano passado o CAPS local foi escolhido como referencia na resolutividade dos casos, conseguindo resolver os problemas dentro do município. Este fato fez com que o CAPS de Caçapava apresentasse o seu trabalho em Santa Catarina em 2012, no colegiado regional, que envolve SC, PR e RS.
Segundo Inês o atendimento de Caçapava está a cada ano melhorando mais, principalmente com as novas políticas de ações da Secretaria de Saúde do Município, priorizando a estrutura e a resolução dos casos de maneira local. As oficinas com os internos do CAPS também estão sendo aprimorados a cada dia.
Já no dia 17 de maio o CAPS realiza uma programação para comemorar o Dia de Luta Antimanicomial, onde se comemora no dia 18 de maio conforme lei federal de 2001, mas a programação será na sexta-feira, dia 17, junto com a caminhada contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Está programado para os internos do CAPS uma exposição no calçadão com os produtos artesanais confeccionados na instituição e também a apresentação de uma peça teatral que simboliza o Dia Antimanicomial, interagindo com a população.
Segundo Inês, o CAPS não é um serviço especializado, mas sim um serviço estratégico, que possui diversos profissionais de saúde, como enfermeiros, monitores, psicólogos, atendimento psiquiátrico e outras demandas que fazem do local uma referencia na saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário