terça-feira, 28 de maio de 2013

Segunda etapa dos cursos profissionalizantes do Pronatec abre 180 vagas

A parceria entre Secretaria de Município da Assistência Social, SESC, SENAC e Pronatec avança para a segunda etapa dos cursos profissionalizantes, que são oferecidos às pessoas beneficiárias do Bolsa Família e Cadastro Único, acima dos 16 anos. Cada aluno pode fazer no máximo dois cursos por ano.
Ao todo, serão oferecidas 180 vagas em seis cursos: Operador de Caixa, Operador de Computador, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro, Auxiliar Administrativo e Cuidador de Idoso. As inscrições acontecem do dia 03 a 15 de junho, com início previsto para o dia 24 de junho. Todos os cursos acontecerão na Urcamp, de segunda à quinta-feira, com exceção do curso de Cabeleireiro que será oferecido no CRAS do Bairro Sul, por já contar com uma estrutura adequada.
• Para o curso de Operador de Caixa, que foi solicitado pelos alunos do curso de Auxiliar Administrativo como forma de complementar a capacitação, serão oferecidas 35 vagas, e cinco dessas vagas serão destinadas às pessoas com direito ao seguro desemprego, encaminhadas através do SINE. Carga horária de 180 horas, no turno da noite.
• Para o curso de Operador de Computador serão oferecidas 25 vagas, sendo que duas vagas são destinadas para pessoas com direito ao seguro desemprego. Carga horária de 180 horas, no turno da tarde.
• No curso de Manicure e Pedicure haverá 25 vagas, quatro delas destinadas às pessoas com direito ao seguro desemprego. Carga horária de 188 horas, no turno da noite.
• No curso de Cabeleireiro também haverá 25 vagas, quatro delas destinadas às pessoas com direito ao seguro desemprego. Carga horária de 420 horas; as aulas acontecem nas segundas e terças-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.
• Para o curso de Auxiliar Administrativo serão oferecidas 40 vagas, sendo que oito vagas são destinadas para pessoas com direito ao seguro desemprego. Carga horária de 180 horas, no turno da noite.
• No curso de Cuidador de Idoso, 30 vagas serão disponibilizadas, cinco delas destinadas às pessoas com direito ao seguro desemprego. Carga horária de 180 horas, no turno da noite.
No dia 26 de julho acontecerá a solenidade de formatura de cerca de 120 alunos da primeira turma dos cursos.
Repactuação dos cursos
Após a repactuação dos cursos, além dos novos oferecidos nessa segunda etapa, outros quatro cursos aguardam aprovação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para serem ofertados, sendo eles: Inglês, Guia Condutor de Turismo, Agente Cultural e Contador de Histórias. Com início previsto para agosto. 
Depois de ser o primeiro município a preencher todas as vagas dos cursos na primeira etapa, a Secretária da Assistência Social, Rosa Vivian, espera que nessa nova etapa os caçapavanos continuem buscando capacitação, principalmente aqueles provenie
ntes do programa Bolsa Família. Além de oferecer o conhecimento necessário para o ingresso no mercado de trabalho, os cursos funcionam de maneira motivacional, elevando a autoestima do aluno.
A pré-matrícula dos cursos profissionalizantes deve ser feita na Secretaria da Assistência Social, na Rua General Osório, 1050. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário