sábado, 4 de maio de 2013

TV OVO define gravações do documentário sobre as Cavalhadas



Foto e reportagem: Viviane Ilha

Integrantes da oficina de vídeo da TV OVO de Santa Maria definiram as primeiras gravações do documentário que vai resgatar a história das cavalhadas em Caçapava do Sul.

O documentário será produzido pela oficina de vídeo que é responsável pelo projeto “A Semi-Lua e a Estrela”. Essa iniciativa foi contemplada pelo edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) das Artes/RS em 2012 para execução nesse ano. A primeira gravação ocorrerá durante a Festa do Divino, na Igreja Matriz no dia 12 de maio (domingo) e no dia 19 de maio, com local a ser definido pela equipe do documentário.

Durante o mês de abril foram feitas reuniões com o grupo que participará das gravações. Nesses encontros o Diretor do documentário Marcos Borba explicou aos ex-participantes das cavalhadas como será o processo de produção, o qual deverá contar com apoio e depoimentos de representantes dos grupos que faziam a encenação cristã durante a Festa do Divino. Em um destes contatos realizados no Ponto de Cultura de Caçapava do Sul, foram captadas e registradas fotografias, documentos, vídeos que remetem a história das cavalhadas com participação de familiares e sócios do CTG Sentinela dos Cerros. 

Os caçapavanos estão mobilizados para participar das gravações e já estão definindo quem representará o grupo dos cristãos, mouros, palhaços e princesa (dama) que vai atuar nesse documentário. Ao todo o grupo será de 24 participantes.

Borba contou que o documentário de aproximadamente 26 minutos terá uma parte de animação, que contará o início das corridas de cavalhadas com Carlos Magno, na França. Da pré-produção até a edição final o diretor pretende concluir o trabalho em outubro. As gravações devem seguir até junho. O projeto do documentário intitulado “A semi-lua e a estrela” da oficina de Vídeo TV OVO vai ser exibido na TVE e TV Cultura. É parceiro desta iniciativa o Ponto de Cultura - Encontro com a Cultura Gaúcha e apoio Secretaria de Cultura e Turismo do município (Secultur).

SAIBA MAIS
No dia 12 de maio a equipe da TV OVO vai estar na Igreja Matriz e quem tiver interesse em colaborar com material fotográfico, registro em vídeo que possa ser utilizados como material de pesquisa para fazer parte do roteiro de gravação da equipe da oficina de vídeo da TV OVO poderá entrar em contato no local. O material é digitaliza ou copiado e entregue na hora. Também o Ponto de Cultura e a Secultur estão recebendo esse material.

Informações: (55) 9626-2741 (55) 9604-5772 (55) 3281-1599.

Entrevista para programa de Rádio da Oficina de Comunicação do Ponto de Cultura
Na última visita ao município, no dia 25 de abril, o diretor Marco Borba gravou entrevista para o programa Arte, Vida e Cultura da oficina de comunicação e multimídia do Ponto de Cultura – Ponto de Encontro com a Cultura Gaúcha – a entrevista vai ao ar na segunda-feira, 6 de maio, no horário das 12h30 na Rádio Portal FM (87.9). No Quadro "É o Seguinte..."  o diretor vai contar sobre o que é a TV OVO, o projeto desde a pré-produção até o que o grupo espera com as primeiras gravações.

Por Viviane IlhaJornalista e voluntária do Ponto de Cultura – MTB 15.409

Nenhum comentário:

Postar um comentário