quinta-feira, 10 de maio de 2018

Câmara, Prefeitura e MP definem estratégia para as cirurgias de traumatologia

Na manhã desta quinta-feira, dia 10, aconteceu na Câmara de Vereadores a quarta e definitiva reunião entre o Legislativo, Secretaria de Saúde, Ministério Público e os pacientes que aguardam há mais de dois anos por uma cirurgia de traumatologia de alta complexidade.
Nas últimas reuniões ficou acertado que para agilizar a fila do SUS neste processo, o município faria um número significativo de cirurgias de traumatologia, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde, ou seja, pagando para o Hospital e os médicos de forma particular para agilizar a demanda, mesmo sendo uma obrigação financeira da União e logística do Estado.
Com isso, a Secretaria escolheu os municípios de Cachoeira do Sul e Caçapava para comprar as cirurgias pelo Consórcio e vai atender no momento oito pessoas. Das 24 pessoas atualmente na fila de espera, oito serão atendidas por esse mutirão da saúde. “Os casos que poderão ser feitos em Caçapava serão direcionados ao Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, já os mais complexos serão realizados em Cachoeira. O município vai receber o orçamento definitivo desses procedimentos no dia 16 de maio”, disse o Presidente da Câmara, Marquinhos Vivian.
A Prefeitura usará neste caso recursos do orçamento municipal que foram realocados através de emendas de autoria dos vereadores, que somam aproximadamente R$ 250 mil. Como o mutirão será feito para apenas oito pessoas, os demais 16 pacientes seguirão aguardando na fila.
O encontro contou com a participação de todos os pacientes que estão na fila de espera, o Promotor Diogo Taborda, Os vereadores Mariano Teixeira, Ricardo Rosso, Márcia Gervásio, Luis Fernando Torres e Alex Vargas, Jussarete Vargas e Zilmar Araújo (Mano), além do Secretário da Saúde, Juarez Teixeira, da Secretária Geral Adjunta, Michele Mendes e a equipe técnica da Secretaria de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário