quarta-feira, 23 de maio de 2018

Presidente da Câmara faz críticas a saúde, obras e fala sobre perseguição política


A sessão da Câmara desta terça-feira, dia 22, foi marcada por vários discursos dos vereadores que abordaram problemas na saúde, obras no interior e na cidade, educação e assistência social, além de debates envolvendo denúncias de perseguição política no Município.
O parlamentar mais exaltado foi o vereador Marquinhos Vivian (PMDB), que também é o Presidente da Casa, onde em três espaços regimentais da sessão fez duras críticas ao Governo Municipal, principalmente na Secretaria de Obras, Saúde, Assistência Social e denunciou perseguição política dentro do Poder Executivo, envolvendo funcionários de várias Secretarias.
Sobre a saúde, o presidente ressaltou a saída do secretário Juarez Teixeira. “Ao longo desses 18 meses tive muitas restrições quanto a gestão da saúde, onde critiquei o trabalho do secretário, mas nos últimos três meses a Câmara e a Secretaria da Saúde estavam construindo um bom diálogo, principalmente na questão das cirurgias de traumatologia. É mais um secretário que deixa o governo sendo vítima da desorganização do atual governo, incapacidade de administrar e que pensa primeira na questão política para depois na gestão da cidade. A saúde nesses 18 meses na minha visão regrediu e estamos perdendo as conquistas dos últimos anos, mas não por culpa do secretário, que é uma pessoa honesta e integra, mas sim por inoperância do Governo e da politicagem implantada na Administração”, disse o presidente.
Sobre a Secretaria de Obras, Vivian falou dos projetos e convênios que estão em andamento, mas que nesses 18 meses, o Governo Municipal não conseguiu ainda inaugurar nenhuma obra de sua autoria, onde pavimentações e obras iniciam e param na metade do caminho. Muitos desses casos segundo o presidente, não é culpa da prefeitura, mas sim das empresas e do atual sistema político administrativo que prejudica as prefeituras.
Mas sobre a Secretaria de Obras, o presidente comentou sobre a sujeira da cidade, tanto nas ruas, canteiros centrais e nos bairros. “No início do Governo foram nomeados mais servidores para essa função, mas o serviço na visão de todos está pior. Que saudade do professor Patrício Pazinato, que além de ter um cronograma de limpeza urbana, mantia os canteiros centrais floridos e bonitos, as praças arrumadas e tinha mesmo precário um cronograma de serviço organizado, sem interferência do secretário e nem do prefeito. Fiz muitas criticas aqui nessa tribuna sobre o Governo Passado nessa área de limpeza, mas depois de 18 meses digo que a população está com saudade do professor Patrício”, enfatizou.
Vivian falou ainda dos problemas da infraestrutura das ruas da cidade, dos calçamentos irregulares e do eterno problema das estradas do interior, que na visão do presidente é uma questão antiga que se arrasta por anos e ninguém consegue resolver. “Ruas, estradas, saneamento e infraestrutura é um problema antigo na cidade, que se arrasta há vários anos, mas quem se elegeu prometendo melhorar tem que ser cobrado”, comentou.
No final dos seus discursos, o vereador sempre falava na perseguição política que acontece atualmente na Prefeitura, onde se o servidor não pensa igual aos administradores é perseguido. “Seis casos de supostas perseguições chegaram a esta casa, todas de caráter político, não técnico. Todo o tipo de perseguição deve ser condenado e se alguém fez no passado também estava errado e essas denúncias estão chegando na Câmara através dos próprios funcionários, o Legislativo está atento e essas denúncias e vai seguir acompanhando”, ressaltou.
No final, o presidente falou que torce muito que as coisas melhorem, mas enfatizou que o Governo precisa recuperar o rumo e mudar o foco, priorizando as políticas públicas e não questões partidárias eleitoreiras. “Ainda dá tempo de corrigir o rumo e a Câmara está pronta para ajudar o município institucionalmente”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário