quarta-feira, 16 de maio de 2018

Prefeitura e Câmara unem forças para liberação dos recursos da Lima e Silva


Na manhã desta quarta-feira, dia 16, o Prefeito Giovani Amestoy esteve reunido com os vereadores Marquinhos Vivian, Silvio Tondo, Ricardo Rosso, Alex Vargas, Jussarete Vargas, Paulo Pereira e Mariano Teixeira, para unir forçar e pressionar o Governo do Estado na liberação dos recursos para a avenida Lima e Silva. A Secretária Geral, Cassia Freitas e o Secretário de Planejamento, Flávio Monteiro também participaram do encontro.
No início do ano, o Secretário de Transportes do Estado, Pedro Westhpalen, colocou no plano de ação de acesso aos municípios o projeto de recuperação da avenida Lima e Silva, através de um convênio entre Estado e Prefeitura, onde o Governo libera 80% da obra e o município 20%. O encaminhamento foi feito pelas bancadas do PP e PMDB, com o apoio do Prefeito em exercício na época, Luz Carlos Guglielmin.
A Prefeitura fez o projeto e enviou ao DAER para seguir com o processo. A tramitação segundo o Prefeito dentro da Secretaria dos Transportes está normal, mas a documentação precisa estar finalizada até o dia 07 de julho para liberação do recurso.
Mas a audiência com os vereadores foi para informar que após reunião do Prefeito no Palácio Piratini, o Governo disse que não tem  o recurso para todos os projetos aprovados, que somam R$ 60 milhões, onde a tendência é que o Estado libere apenas 30% deste valor, ou seja, a pressão agora deve ser política.
“ Estive no DAER e o projeto está andando normalmente e já foi aprovado, faltando apenas a liberação pelo Conselho do DAER, mas após reunião com o Governador José Ivo Sartori fiquei preocupado porque o Estado não tem todo o dinheiro e vai liberar apenas alguns, por isso, que temos que pressionar politicamente”, disse o Prefeito.
Nesta quinta-feira, dia 17, uma comitiva de Caçapava, formada pelos vereadores e o Prefeito irão a Porto Alegre para uma reunião na Casa Civil, na Secretaria do Transportes e na Assembleia Legislativa, para agilizar o processo no DAER e fazer com que Caçapava esteja nos projetos liberados pelo Estado, que serão esses 30%.
“ A Câmara fez a sua parte e a Prefeitura também, o Secretário dos Transportes na época colocou o projeto no DAER e está tramitando normalmente no órgão, faltando apenas a o Estado liberar o recurso, por isso, que temos que pressionar porque até o dia 07 de julho a licitação precisa estar pronta”, disse o Presidente da Câmara.
A primeira reunião da comitiva nesta quinta-feira, será as 10h na Casa Civil do Palácio Piratini, na sequencia na AL e no DAER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário